Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Hungria?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação Húngara de Futebol nasceu em 1901 e apesar de a Hungria e a Áustria seres os constituintes do Império Austro-Húngaro, os países sempre separaram as associações de futebol ao logo dos anos. Com o início da primeira guerra mundial, a selecção de futebol sofreu bastante, principalmente, de problemas financeiros. Em 1919 a Inglaterra pediu para que as potências centrais fossem retiradas da FIFA, no entanto, esta não aceitou o apelo e os britânicos e irlandeses decidiram sair da FIFA. O primeiro Campeonato do Mundo foi realizado em 1930 mas a Hungria não participou porque não foi convidada e na altura não existia a fase de qualificação. Deste modo, o primeiro Mundial onde a Selecção da Hungria participou foi em 1934. O primeiro jogo foi frente ao Egipto que derrotou pot 4-2 nos oitavos-de-final. Nos quartos-de-final a Hungria enfrentou a Áustria, saindo esta última vencedora por 2-1 e assim eliminando a equipa húngara da competição.

No Campeonato o Mundo de 1938 a Hungria conseguiu um óptimo resultados. Nos oitavos-de-final venceu as Índias Orientais Holandesas por 6-0. Nos quartos-de-final derrotou a Suíça por 2-0 e nas meias-finais venceu a Suécia por 5-1. Desta forma, a equipa húngara conseguiu alcançar a grande final da competição onde enfrentou a Itália a acabou por perder o jogo por 4-2. Ainda assim, foi pela primeira vez vice-campeã sendo um óptimo título e um excelente marco para a história da Hungria. No Mundial de 1954 a Hungria voltou a alcançar bons resultados. Passou em primeiro lugar na fase de grupos e nos quartos-de-final derrotou o Brasil por 4-2. Nas meias-finais venceu o Uruguai por 4-2 conseguindo assim, pela segunda vez, chegar à final da maior competição de futebol internacional. Na grande final a Hungria enfrentou a Alemanha Ocidental, saindo esta última vencedora por 3-2. Apesar de são vencer o grande título, a verdade é que pela segunda vez foi vice-campeão mundial sendo um excelente resultado.

A Selecção da Hungria conseguiu venceu, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos de Verão de 1952 ao derrotar na final a Jugoslávia por 2-0. No Campeonato do Mundo de 1958 a Hungria conseguiu qualificar-se mas os resultados não foram tão bons como anteriormente. Ficou no grupo 3 com a Suécia, País de Gales e México. A selecção húngara conseguiu vencer apenas um jogo. Empatou a uma bola frente ao País de Gales, perdeu 2-1 contra a Suécia e derrotou o México por 4-0. Desta forma, conseguiu apenas 4 pontos, terminando no 3º lugar do grupo e sendo por isso eliminada da competição.

hungria

Imre Szabics e Balázs Dzsudzsák festejam o segundo golo da Hungria frente a San Marino nas qualificações para o Euro 2012

No Campeonato do Mundo de 1962 a Hungria conseguiu qualificar-se e passou aos quartos-de-final em 1º lugar no grupo 4. Na fase de grupos ficou a frente de equipa como a Inglaterra, Argentina e Bulgária mas nos quartos-de-final não conseguiu ser superior à Checoslováquia, perdendo por 1-0 e sendo assim eliminada da competição. Em 1964 a selecção húngara voltou a vencer, pela segunda vez, os Jogos Olímpicos de Verão derrotando na final a Checoslováquia por 2-1. Participou em 1964 no Campeonato da Europa e alcançou as meias-finais onde enfrentou a Espanha. Nesse jogo a equipa espanhola foi superior, vencendo por 2-1. Ainda assim, na disputa pelo terceiro lugar, a Hungria jogou frente à Dinamarca conseguindo vencer por 3-1. No Mundial de 1966 a Hungria ficou no Grupo 3 com Portugal, o Brasil e a Bulgária. Conseguiu alcançar o 2º lugar e assim seguir em frente na competição. Nos quartos-de-final enfrentou a União Soviética, jogo em que saiu esta última vencedora por 2-1. Em 1968 a equipa húngara conseguiu, pela terceira vez, vencer os Jogos Olímpicos de Verão ao derrotar na final a Bulgária por 4-1.

No Campeonato da Europa de 1972 a Hungria conseguiu e muito bem chegar às meias-finais, no entanto, perdeu por 1-0 frente à União Soviética. Ainda jogou para o terceiro lugar frente à Bélgica, jogo que terminou com uma vitória belga por 2-1. No Campeonato do Mundo de 1978 a Hungria conseguiu qualificar-se mas não passou da fase de grupos, terminando no último lugar com zero pontos. A Selecção Húngara conseguiu novamente qualificar-se para o Campeonato do Mundo em 1982 mas não voltou a passar da fase de grupos terminando no 3º lugar do grupo. A última vez que a Hungria conseguiu qualificar-se para o Campeonato do Mundo foi em 1986 mas uma vez mais não passou da fase de grupos pois não conseguiu melhor que o 3º lugar, sendo por isso eliminado da competição. Durante os anos noventa a Hungria não conseguiu qualificar-se para nenhuma competição internacional, a não ser para os Jogos Olímpicos de 1996. Durante vários anos, a Selecção da Hungria não conseguiu qualificar-se para o Campeonato Europeu, aconteceu no ano 2000, 2004 e 2008. Na verdade, nas qualificações para o Euro 2008 a Hungria atingiu o ponto mais baixo da sua história, terminando no sexto lugar do seu grupo. A Hungria também não conseguiu qualificar-se quer para o Mundial de 201o e 2014 quer para o Europeu de 2012. Apesar de todo o esforço que a equipa fez, não mostrou qualidade suficiente para estar presente nessa competições.