Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Helsingborgs IF?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Helsingborgs IF foi fundado em 1907 fruto da fusão de dois clubes, o Svithiod e o Stattena. No início da sua história o clube jogou essencialmente nos campeonatos distritais e participou em jogos amigáveis. Em 1924 foi implementado no país o campeonato nacional e o clube começou a jogar na primeira divisão. Conseguiu o primeir0 título na temporada 1928-1929 sagrando-se campeão da Suécia. Durante os anos 30 o Helsingborgs IF alcançou mais uns títulos importantes. Em 1930, 1933 e 1934 o Helsingborgs IF foi o grande vencedor da primeira divisão da Suécia, conseguindo o título de bi-campeão. Nas temporadas seguintes o clube conseguiu e muito bem manter-se na primeira divisão. Em 1941 o clube conquistou a sua primeira Taça da Suécia e neste mesmo ano venceu pela quinta vez o campeonato nacional. Durante os anos 50 o Helsingborgs IF jogou sempre na primeira divisão mas não conquistou nenhum título.

helsingborgs IF 2011

Helsingborgs IF campeão nacional em 2011

Depois de tantos anos a competir na maior liga de futebol da Suécia, o Helsingborgs IF em 1968 acabou por descer para a segunda divisão devido à diferença inferior de golos com o AIK. Nas temporadas seguintes os resultados não foram os melhores e muitas foram as vezes que o clube subiu e desceu da segunda para a terceira divisão e vice-versa. Foram sem dúvida tempos de pouca glória e de grande instabilidade. No ano 1993 o Helsingborgs IF conseguiu finalmente retornar à primeira divisão sueca. Na temporada 1997-1998 venceu pela segunda vez a Taça da Suécia e no ano seguinte alcançou mais um título de campeão nacional. A terceira vez que o clube conseguiu vencer a Taça da Suécia foi em 2006 depois de vencer por 2-0 em Råsunda contra o Gefle IF. Contudo, as vitórias não se ficaram por aqui, em 2010 voltou a vencer a Taça da Suécia ao derrotar na final o Hammarby IF por 1-0.

Em 2011 o Helsingborgs IF conseguiu um grande feito, vencendo no mesmo ano o campeonato nacional pela sétima vez e conquistou pela quinta vez a Taça da Suécia. Também neste mesmo ano o clube venceu a Supertaça da Suécia. O Helsingborgs IF foi então em 2011 o grande vencedor das competições nacionais sendo sem dúvida o justo vencedor do título de campeão da Suécia. Em 2012 terminou o campeonato no 6º lugar mas venceu pela segunda vez a Supertaça da Suécia. No ano seguinte conseguiu melhorar tendencialmente os resultados terminando na 5ª posição da tabela. Contudo, em 2014 a qualidade das prestações da equipa desceu bastante e o Helsingborgs IF não conseguiu melhor que o 9º lugar da primeira divisão.