Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Heerenveen?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Abe Lenstra
Abe Lenstra Stadiu
  • País: Holanda
  • Cidade: Heerenveen
  • Capacidade: 26.100

Ver ficha

O Heerenveen foi fundado a 20 de Julho de 1920 com o nome de Athleta. Na sua primeira temporada foi em 1921-1922 e o clube alterou o seu nome para Spartan. Passado um ano, o clube filiou-se à Associação Holandesa de Futebol e voltou a alterar o seu nome, passando a denominar-se por VV Heerenveen. Em 1923 o clube foi promovido para a terceira divisão onde jogou durante vários anos. A partir da temporada 1931-1932 o clube passou a jogar na segunda divisão e em 1936 terminou em 1º lugar mas não venceu o play-off para subir à primeira divisão. Na temporada seguinte o Heerenveen voltou a ficar no 1º lugar da segunda divisão, venceu o play-off e pela primeira vez na sua história conseguiu subir para a primeira divisão.

Heerenveen 2009 taça da holanda

Heerenveen vence a Taça da Holanda na temporada 2008-2009

Em 1954 foi introduzido na Holanda o futebol profissional e o Heerenveen passou a jogar na terceira divisão do campeonato nacional. Permaneceu nesta durante vários anos, subindo e descendo várias vezes da Secção A para a B e vice-versa. Foi só em 1969 que o clube conseguiu finalmente ser campeão da terceira divisão, alcançando assim a promoção para a segunda divisão – Eerste divisie. Jogou nesta divisão durante vários anos. Em algumas das temporadas conseguiu bons resultados mas nunca foram suficientes para subir à Eredivisie. Em 1992 o clube conseguiu finalmente o 2º lugar na segunda divisão, venceu o play-off e foi promovido para a grande primeira divisão holandesa. Na sua primeira temporada terminou no 13º lugar que não sendo um grande resultado, conseguiu e muito bem a manutenção. Nas temporadas seguintes os resultados foram melhorando. À medida que os anos foram passando as suas prestações foram também melhorando até que em 1999 terminou no excelente 2º lugar da primeira divisão.

Com a entrada do novo milénio o Heerenveen foi mantendo os resultados. Não tão bons como o 2º lugar mas ficando sempre muito perto do topo da tabela. Nas temporadas 2001-2002 e 2003-2004 terminou no 4º lugar do campeonato. Tal voltou a acontecer na temporada 2007-2008. Na temporada seguinte os resultados foram tendencialmente piores, ficando no 5º lugar mas em contrapartida venceu pela primeira vez na sua história a Taça da Holanda. Na temporada 2011-2012 conseguiu novamente o 5º lugar na Eredivisie. Apesar destes bons resultados que lhe deram acesso às competições internacionais, as suas prestações nunca foram suficientes para chegar longe. Em 2013-2014 o clube conseguiu uma vez mais o excelente 5º lugar no campeonato. Apesar de nunca ter vencido o campeonato, a verdade é que, tem conseguido manter constante os bons resultados.