Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Hannover 96?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio AWD
AWD-Arena
  • País: Alemanha
  • Cidade: Hannover
  • Capacidade: 49.000

Ver ficha

O Hannover 96 nasceu em 1896 com o nome Hannoverscher FC 1896, sendo o seu fundador Ferdinand-Wilhelm Fricke. No início o clube foi criado essencialmente para jogar rugby e fazer atletismo. Contudo, o futebol veio a fazer parte do clube e em 1913 houve uma fusão com o Ballverein Hannovera von 1898, formando-se o Hannoverscher Sportverein (HSV) von 1896. Durante a Alemanha Nazi os campeonatos foram reorganizados em dezasseis ligas de primeira divisão mas regionalmente. A partir de 1933 o SV Hannover 96 jogou na Gauliga Niedersachsen. Venceu o primeiro título nacional em 1938, vencendo o Schalke 04, sendo considerado ainda hoje de um dos maiores jogos da história alemã. O clube acabou por ser dissolvido depois da Segunda Guerra Mundial pelas tropas aliadas. No entanto, em Agosto de 1945 foi reconstituído, formado por atletas do Hannover 96 e do Arminia Bielefeld.

hannover

Equipa do Hannover 96 levanta a Taça da Alemanha em 1992

O Hannover 96 voltou ao campeonato em 1947e começou a jogar na Oberliga Nord, obtendo maus resultados, descendo então de divisão. Só em 1949 é que o clube conseguiu voltar à elite do futebol alemão. O segundo título que o clube conquistou foi em 1954, ao derrotar o Kaiserslautern por 5-1, vencendo então o campeonato da Oberliga North. Nos anos 60 o Hannover alcançou em 1964 o 2º lugar na Regionalliga North conseguindo assim subir para a Bundesliga, criando em 1963. No seu primeiro ano nesta competição, conseguiu terminar em 5º lugar. Na temporada seguinte o clube estreou-se nas competições europeias, participando na Copa das Feiras conseguindo chegar aos oitavos-de-final mas perdeu frente ao Barcelona. Na temporada 1973-1974 o Hannover terminou em 18º lugar descendo para a 2.Bundesliga. Jogou nesta por apenas uma temporadas, conseguindo alcançar o 1º lugar e assim voltou a subir para a Bundesliga. Apesar disto, o Hannover não conseguiu impor o seu futebol e mostrar a sua qualidade, terminando em 16º lugar e assim retornou para a 2.Bundesliga. O clube permaneceu nesta competição por nove temporadas consecutivas. Em algumas das temporadas o clube alcançou bons resultados mas ainda não eram suficiente para a subida de divisão. Tal só veio a acontecer em 1984-1985 ao terminar o campeonato em 2º lugar e assim subiu finalmente para a Bundesliga. Apesar disto o Hannover voltou a escorregar na classificação, acabando em 18º lugar. Permaneceu por mais um ano na 2.Bundesliga, conseguindo o óptimo 1º lugar e assim subiu para a Bundesliga. Nesta altura, o clube mostrou uma grande instabilidade, subindo e descendo de divisão várias vezes. No fim dos anos 80, o Hannover voltou a obter maus resultados, terminando em 18º lugar, voltando para a segunda divisão alemã.

Nos anos 90 o Hannover começou a jogar na 2.Bundesliga, mas sem conseguir obter grandes resultados, nem chegar perto do topo da tabela. Ainda assim, em 1992 o clube conseguiu vencer pela primeira vez na sua história a Taça da Alemanha, derrotando o Borussia Mönchengladbach nas marcações de grandes penalidades. Na temporada 1995-1996 o clube não conseguiu melhor que o 16º lugar na segunda divisão, descendo então para a Regionalliga North. Permaneceu nesta durante dois anos até conseguir em 1998 o 1º lugar e assim voltar a subir para a 2. Bundesliga. Na sua volta o Hannover conseguiu alcançar o excelente 4º lugar no campeonato, não chegando ainda para subir para a maior liga de futebol da Alemanha.

Na temporada 2001-2002 o Hannover conseguiu finalmente o 1º lugar na 2.Bundesliga. O seu regresso à primeira divisão não correu da melhor forma, terminando em 11º lugar, contudo e depois de todas as subidas e descidas, este foi um bom resultado conseguindo a manutenção. Nas temporadas seguintes os resultados não foram melhores, permaneceu sempre a meio da tabela classificativa e não conseguiu mostrar qualidade do no seu futebol. Qualidade suficiente para subir até ao topo da tabela. Em 2006-2007 terminou o campeonato em 11º lugar, no entanto, chegou aos quartos-de-final da Taça da Alemanha. O melhor resultado que conseguiu obter foi o 4º lugar em 2011, dando-lhe assim acesso à Liga Europa. Na temporada 2011-2012 acabou o campeonato com um resultado tendencialmente pior, o 7º lugar. Contudo, na Liga Europa, alcançou os quartos-de-final, sendo eliminado pelo Atlético Madrid por 4-2. Na temporada seguinte ainda conseguiu marcar presença na Liga Europa mas não passou nos trinta-e-dois avos de final. No campeonato não conseguiu melhor que o 9º lugar mas garantiu a manutenção na Bundesliga. Na temporada 2013-2014 o Hannover terminou em 10º lugar na Bundesliga e na Taça da Alemanha não passou da 2º eliminatória, perdendo frente ao Bayern München por 4-1.