Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Hammarby Fotboll?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Hammarby Fotboll nasceu em 1915 e começou por jogar no campeonato sueco, conseguindo em 1922 chegar à final apesar de ter perdido frente ao GAIS. Em 1924 começou o campeonato nacional da Suécia e o Hammarby Fotboll começou por jogar na primeira divisão terminando no último lugar. Desta forma, o Hammarby Fotboll caiu para a segunda divisão onde jogou por alguns anos. Na temporada 1936-1937 o clube conseguiu terminar no 1º lugar da sua secção mas acabou por perder no playoff de apuramento para a primeira divisão. Esta subida acabou por acontecer em 1939, no entanto, durou apenas uma temporada já que o clube terminou no último lugar. Na temporada 1946-1947 o Hammarby Fotboll terminou no último lugar da segunda divisão mas acabou por descer para a quarta divisão devido à res-estruturação da liga sueca.

Hammarby IF Fotboll 2001

Hammarby IF Fotboll foi campeão da Suécia em 2001

No início dos anos 50 o Hammarby Fotboll conseguiu finalmente voltar à segunda divisão. Jogou nesta algumas temporadas até que em 1954 já se encontrava a competir na primeira divisão. Nesta temporada, 1954-1955 o Hammarby Fotboll alcançou melhores resultados e terminou no 6º lugar conseguindo assim a manutenção por mais uma temporada. Até 1970 o clube passou uma fase de grande instabilidade. Foram várias as vezes em que subiu e desceu da primeira divisão para a segunda, mais precisamente, sete vezes. Durante os anos 70 o Hammarby Fotboll jogou sempre na primeira divisão apesar de não conseguir melhor que o 5º lugar.

No início dos anos 80 o clube chegou várias vezes à final dos play-off para decidir o campeão da Suécia. Apesar das várias lutas o clube nunca conseguiu ganhar. A mais emocionante foi em 1982 quando o Hammarby Fotboll chegou à final e começou por vencer a primeira mão fora por 2-1, contudo, na segunda mão perdeu por 1-3. Ainda assim foi um excelente resultado marcando sem dúvida a história do clube. Em 1988 a qualidade das prestações por clube desceu bastante e terminou em último lugar do campeonato, caindo assim para a segunda divisão. Em 1991 e 1992 o Hammarby Fotboll jogou na segunda divisão mas em 1993 terminou no 1º lugar e foram assim promovidos à primeira divisão. Jogou nesta por duas temporadas até que em 1995 acabou no último lugar e voltou a descer de divisão. Só em 1998 é que o Hammarby Fotboll ao terminar no 3º lugar conseguiu voltar ao mais alto nível do futebol sueco.

Hammarby IF Fotboll 2013

Equipa do Hammarby IF Fotboll em 2013

No início do novo milénio o Hammarby Fotboll passou por dificuldade financeiras contudo lutou pela subida de divisão. No fim de contas, o clube conseguiu a liderança do campeonato da segunda divisão. Em 2001 o clube alcançou um grande feito ao vencer pela primeira vez na sua história o grande campeonato nacional da primeira divisão, sagrando-se o campeão da Suécia. No ano 2003 conseguiu terminar o campeonato no 2º lugar da tabela. Em 2006 ficou no 3º lugar o que lhe permitiu em 2007 disputar a Taça Intertoto. O Hammarby Fotboll ganhou a Taça Intertoto e conseguiu assim acesso à Taça UEFA de 2007-2008. Nesta última competição o clube não conseguiu chegar longe.

Em 2007 terminou o campeonato no 6º lugar ficando de fora de qualquer competição internacional. No ano seguinte ficou no 9º lugar e em 2009 dos resultados foram completamente desastrosos. O Hammarby Fotboll terminou o campeonato no último lugar, caindo assim para a segunda divisão. Jogou nesta nos cinco anos seguintes mas os resultados nunca foram os esperados quer pela equipa quer pelos adeptos. Em 2011 terminou o campeonato no 11º lugar ficando muito perto de descer de divisão. Na temporada seguinte conseguiu melhorar bastante os resultados alcançando o 4º lugar. O clube conseguiu finalmente a promoção para a primeira divisão em 2014 depois de terminar no 1º lugar da segunda divisão.