Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Halmstads BK?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Halmstads BK foi fundado em 1914 e começou a competir em campeonatos e torneios regionais. Em 1928 o clube já se encontrava a jogar na segunda divisão da liga de futebol sueca e em 1929 terminou no excelente 3º lugar. Nas temporadas 1930 e 1931 o clube terminou no 4º lugar do campeonato. O Halmstads BK alcançou finalmente a primeira divisão em 1933 depois de derrotar o BK Drott, o Helsingborgs IF e o Krokslätts FF. Esta subida durou muito pouco tempo pois o clube não tinha ainda qualidade suficiente para jogar no maior campeonato de futebol da Suécia. Depois de vários anos a jogar na segunda divisão o clube quase que conseguiu a promoção em 1941, no entanto, não conseguiu derrotar o GAIS perdendo assim a subida de divisão. Foi então na temporada seguinte que o Halmstads BK alcançou o promoção depois de vencer a segunda divisão e de derrotar o Lundby IF por 3-2. Na temporada seguinte o clube alcançou um excelente resultado na primeira divisão, terminando na 6ª posição. Em 1944 esteve muito perto de descer de divisão mas depois de uma série de vitórias conseguiu a manutenção. Nas temporadas seguintes os resultados não foram nada bons e acabou mesmo por descer à segunda divisão.

Durante os anos 50 o Halmstads BK conseguiu e muito bem jogar e manter-se na primeira divisão. Depois de algumas temporadas em que alcançou bons resultados, o clube em 1959 não conseguiu manter a qualidade terminou no penúltimo lugar acabando por descer à segunda divisão. No início dos anos 60 o clube passou por várias dificuldades, quer a nível do futebol e dos seus jogadores quer a nível financeiro. Depois de algum rejuvenescimento, o clube conseguiu ergue-se e em 1964 venceu a segunda divisão, contudo, não conseguiu a promoção porque perdeu no play-off. O ano 1965 foi um dos mais negro da história do clube pois não conseguiu bons resultados e acabou por descer para a terceira divisão, pela primeira vez na sua história. Depois de algumas temporadas nesta divisão, o clube fez um retorno forte à segunda divisão e em 1969 terminou no 4º lugar.

Equipa do Halmstads BK em 2009

Nos anos 70 o clube já se encontrava novamente a jogar na primeira divisão. Apesar de algumas subidas e descidas de divisão, o Halmstads BK alcançou pela primeira vez um grande título ao vencer o campeonato da primeira divisão em 1976. Na temporada seguinte, os resultados não foram tão bons, terminando no 8º lugar. Contudo, em 1979 o clube voltou ao topo da tabela e venceu pela segunda vez o grande campeonato sueco, sagrando-se assim campeão nacional. Durante os anos 80 o clube conseguiu manter-se na primeira divisão, excepto numa ocasião. Devido a várias lesões, o clube não conseguiu manter a qualidade e acabou por cair para a segunda divisão. No entanto, esta descido foi apenas por uma temporada, conseguindo em 1989 voltar à grande liga sueca e terminou no óptimo 5º lugar.

Na temporada 1994-1995 o clube conseguiu vencer pela primeira vez a Taça da Suécia. Depois de fracos resultados no campeonato, o clube conseguiu em 1997 vencer pela terceira vez a primeira divisão. Na temporada seguinte terminou no 8º lugar e em 1999 apesar do mais início de temporada conseguiu alcançar o 3º lugar do campeonato. No início do novo milénio, o Halmstads BK conquistou uma vez mais o campeonato da primeira divisão, sendo pela quarta vez campeão nacional. Nas temporadas seguintes os resultados não foram tão bons, no entanto, em 2003 quase que vencia uma vez mais a primeira divisão depois de liderar por muito tempo o campeonato. Tal acabou por não acontecer pois o clube nas últimas jornadas não conseguiu manter a qualidade do seu futebol. Nos anos seguintes o clube manteve-se na primeira divisão, terminando sobretudo a meio da tabela classificativa. Em 2008 o clube perdeu imensos jogos e terminou no 13º lugar, ficando muito perto de descer de divisão. Tal descida acabou por acontecer em 2011 depois de terminar no péssimo 16º lugar. Esta descida foi por apenas uma temporada, pois o Halmstads BK conseguiu terminar no 3º lugar da segunda divisão, venceu no play-off e retornou à grande liga de futebol sueca. Em 2013 os resultados não foram nada bons, acabou o campeonato da primeira divisão no 14º lugar, ficando muito perto de voltar para a segunda divisão. Ainda assim, conseguiu a manutenção e em 2014 melhorou tendencialmente os seus resultados terminando no 10º lugar.