Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Guaratinguetá?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Guaratinguetá Futebol clube foi fundado em 1998 na cidade que lhe dá jus ao nome, no interior do estado de São Paulo. O clube começa por competir em campeonatos amadores, cumprindo os dois anos de obrigatoriedade em que tem que o fazer para se poder profissionalizar. Assim, em 2000 o Guaratinguetá chega finalmente às competições profissionais, na 5ª Divisão do Campeonato Paulista.

Os primeiros passos da equipa como profissional não podiam ter acontecido de melhor maneira, com duas subidas de divisão consecutivas até 2003, quando escorregou na Série A3 do Campeonato Paulista, voltando a disputar a prova em 2004. Neste ano então, já após da junção do empresário Sony Douer à gerencia do clube, que assim passou a chamar-se Guaratinguetá Futebol Ltda., o Guaratinguetá conseguiu novamente pular de divisão, atingindo assim em 2005 a Série A2 do Campeonato Paulista. Na primeira temporada a competir na divisão secundária do Campeonato Paulista o Guaratinguetá não se conseguiu apresentar da melhor forma, tendo terminado na 17 posição da tabela, livrando-se à justa da despromoção. Na época seguinte, a competir na mesma divisão, o clube alcançou o 4º lugar que lhes valeu a ascensão à Série A do Campeonato Paulista para a temporada de 2007. Neste ano, o 10º lugar na principal competição de futebol Paulista valeu à equipa o acesso ao Torneio do Interior (prova para a qual se qualificam as 4 equipas do interior mais bem classificadas no Campeonato Paulista). Nesta prova o Guaratinguetá conseguiu sagrar-se campeão diante do Noroeste, o que lhes concedeu o acesso às competições nacionais em 2008. No ano de estreia nas competições nacionais o Guaratinguetá exibiu-se também a bom nível no campeonato estatal, alcançando o 4º posto da tabela, melhor classificação estatal da sempre do clube. Enquanto isto, na Série C do Brasileirão o 9º lugar da tabela foi mais qua suficiente para garantir a manutenção, atingindo assim os principais objectivos nesta temporada.

Na época de 2009 as exibições nas duas provas foram distintas. O 3º lugar na Série C do Brasileirão valeu-lhes a ascensão á Série B do campeonato nacional. No entanto, a nível estatal aconteceu precisamente o contrário, com a má campanha realizada a conduzir o Guaratinguetá à Série A2 do Campeonato Paulista. 2010 foi ano de regresso ao Campeonato Paulista após a conquista do 4º lugar na Série A2 estatal. A nível nacional, o Guaratinguetá mais uma vez cumpriu os objectivos, garantindo a manutenção na Série B com o 15º lugar. Na época seguinte o clube manteve-se nas mesmas competições, sendo o maior destaque desta temporada a 8ª posição alcançada na Série B do Brasileirão. Em 2012 a equipa não conseguiria manter as boas exibições em ambas as competições, vindo-se novamente relegado à Série A2 do Campeonato Paulista.

Já na recente temporada de 2013, o Guaratinguetá não conseguiu melhor do que o 4º posto na Série A2 do Campeonato Paulista, mantendo-se assim naquele escalão do campeonato estatal. A nível nacional, as exibições na Série B mantém-se à imagem da equipa que tem habituado os seus adeptos a lutar pela manutenção.