Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Grêmio Barueri?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Fundado em 1989 por um grupo de empresários, o Grêmio Recreativo Barueri, nome à altura, apenas começou a disputar provas profissionais após a viragem do século, em 2001. Então nesse ano iniciou-se na sexta divisão do Campeonato Paulista. Após a primeira época, em que terminaram no 14º posto da respectiva liga, o Barueri, como é vulgarmente conhecido, iniciou um período de ascensão, conseguindo promoções às divisões superiores em todas as temporadas até que finalmente em 2006 consegue a chegada à principal divisão estatal, o Campeonato Paulista, com a conquista do título de campeão da Série A2 deste campeonato estatal.

Esta subida ao principal escalão estatal valeu ao Grêmio Barueri também a sua primeira presença num campeonato nacional, no Campeonato Brasileiro da Série C onde imediatamente alcançaram mais uma promoção, disputando assim a Série B em 2007. Em 2008, na segunda temporada a disputar a Série B do Brasileirão o Grêmio alcança a subida para junto da elite brasileira.

Na primeira temporada a disputar a Série A do Brasileirão, em 2009, o Grêmio conseguiu classificar-se na 11ª posição da tabela, garantindo assim a presença na Copa Sudamericana de 2010, sendo no entanto eliminado ainda na fase nacional diante do Atlético Mineiro. Depois deste auge a equipa iniciou um caminho inverso ao que vinha a fazer, sendo despromovido da Série A do Brasileirão em 2010 após um 20º lugar.

Em 2011, apesar de terem conseguido a manutenção na Série B nacional, acabaram despromovidos do Campeonato Paulista, disputando assim em 2012 a Série A2 do campeonato estatal. No nacional deste ano o Grêmio foi despromovido, disputando assim a Série C em 2013, de onde foi também despromovido.