Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Grécia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção de Futebol da Grécia é controlada e organizada pela Federação Helénica de Futebol, o orgão dirigente do futebol na Grécia. A primeira participação da equipa grega foi nos Jogos Intercalados de Atenas em 1906. Mais tarde, participou no Jogos Inter-aliados em Paris e depois da primeira guerra mundial, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920. Nesta última competição, os jogos realizados pela equipa grega foram os primeiro jogos a serem considerados pela FIFA. Durante vários anos, a selecção da Grécia não conseguiu qualificar-se para nenhuma competição da FIFA, apesar da grande paixão futebolística que os gregos têm. Um dos grandes momentos foi a na fase de qualificação para o Mundial de 1970. Por muito pouco que a equipa grega não se qualificou, tendo uma grande equipa, com os melhores jogadores de sempre, como Mimis Domazos, Giorgos Sideris, Giorgos Koudas e Mimis Papaioannou.

grecia 2004

Festejos da Grécia ao ser Campeão Europeu em 2004

Passados 10 anos, a Grécia conseguiu finalmente a sua primeira aparição nas competições internacionais, conseguindo a qualificação para o Europeu de 1980 na Itália. Ficou no Grupo A com a Tchecoslováquia, a Alemanha e a Holanda. Conseguindo apenas um ponto devido ao empate frente a Alemanha, a selecção grega ficou no último lugar do grupo sendo assim eliminada. As eliminatórias para o Mundial de 1999 nos Estados Unidos, foram bastante boas, terminando no 1º ligar, sem nenhuma derrota, no seu grupo de qualificação. Ficou no Grupo D com a Nigéria, Bulgária e Argentina. Depois de todo o sucesso na fase anterior, esperava-se uma grande exibição da Grécia na fase de grupos. Contudo, perdeu 4-0 frente à Argentina e à Bulgária e voltou a perder por 2-0 contra a Nigéria. Assim, a selecção grega não conseguiu um único ponto, ficou no último lugar do grupo sendo eliminado da competição. Para o Europeu de 1996 e o Mundial de 1998, a equipa da Grécia não conseguiu a qualificação, ficando de fora da competições. Da mesma forma, que para o Campeonato da Europa do ano 2000 e para o Mundial de 2002 a Grécia não conseguiu ser bem sucedida na fase de qualificação, não participando uma vez mais nas competições.

A Grécia voltou a competir internacional no Campeonato da Europa de 2004, realizado em Portugal. Depois de conseguir a qualificação a Grécia ficou no Grupo A com Portugal, Espanha e Rússia. Venceu Portugal por 2-1, empatou 1-1 contra a Espanha e derrotou a Rússia por 2-1. Assim passou para a fase seguinte terminando no 2º lugar da fase de grupos. Nos quartos-de-final defrontou a a selecção francesa, conseguindo vencer por 1-0 e passando para as meias-finais. Nesta fase, a Grécia jogou contra a República Checa conseguindo vencê-la com um golo marcado no prolongamento. Na grande final, a equipa grega jogou contra Portugal, país anfitrião, conseguindo vencer o Europeu por 1-0. Assim, a Grécia alcançou o seu primeiro grande título ao sagrar-se Campeão Europeu. Sendo o grande vencedor, a Grécia qualificou-se para a Copa da Confederações de 2005 e jogaram contra o Brasil, o México e o Japão. Sendo este um grupo muito difícil, a Grécia não conseguiu fazer boas exibições e ao terminar no último lugar do grupo foi eliminado da competição.

grecia 2014

Equipa da Grécia no Mundial de 2014

No Campeonato da Europa de 2008, a Grécia jogou no Grupo D com a Espanha, Rússia a Suécia. Perdeu 2-0 contra esta última selecção, perdeu frente à Rússia por 1-0 e perdeu 2-1 contra a Espanha. Sem conseguir um única vitória, a selecção grega ficou no último lugar do grupo sendo assim eliminada da competição. No Campeonato do Mundo de 2010, a Grécia ficou no Grupo B com a Argentina, Coreia do Sul e a Nigéria. Venceu apenas um jogo contra a Nigéria, ficando no 3º lugar do grupo e sendo assim eliminada da competição. No europeu de 2012 a Grécia integrou o Grupo A, com as selecções da República Checa, Rússia e Polónia. Empatou 1-1 contra a Polónia, perdeu 2-1 frente à República Checa e ganhou 1-0 à Rússia. Feitas as contas, conseguiu somar quatro pontos, ficando no 2º lugar e assim seguiu para os quartos-de-final. Nesta fase, a Grécia defrontou a Alemanha, saindo esta última vencedora por 4-2 e eliminando a Grécia da competição.

No Mundial de 2014 realizado no Brasil, a selecção da Grécia jogou no Grupo C contra a Costa do Marfim, Japão e e Colômbia. Perdeu 3-0 contra a Colômbia, empatou a zero frente ao Japão e venceu por 2-1 a Costa do Marfim. Assim sendo, ficou no 2º lugar do Grupo e passou para os oitavos-de-final onde jogou frente à selecção da Costa Rica. O jogo terminou empatado a uma bola tendo que ir a grandes penalidades, de onde saiu a Costa Rica vitoriosa por 5-3.