Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Geórgia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação de Futebol da Geórgia foi fundado em 1990 e o primeiro jogo internacional da equipa foi frente à Lituânia, a 27 de Maio no mesmo ano, no estádia Boris Paichadze, terminando com o empate em 2-2. Este foi o único jogo disputado pela Selecção da Geórgia antes da declaração de independência conseguida a 9 de Abril de 1991. A Geórgia filiou-se à UEFA e à FIFA em 1992 permitindo assim à equipa participar nas competições e jogo oficiais internacionais. O primeiro jogo foi frente à Moldávia em 1994, nas eliminatórias para o Europeu de 1996, jogo em que a equipa da Geórgia saiu derrotada por 1-0. Infelizmente a Geórgia não conseguiu a qualificação pois terminou no 3º lugar do seu grupo.

georgia

Aleksandr Iashvili marcou o golo do empate frente à Grécia nas qualificações para o Euro 2012

Para o Campeonato do Mundo de 1998 a selecção da Geórgia não conseguiu qualificar-se, arrecadando apenas 10 pontos e terminando assim no 4º lugar do seu grupo. Na qualificação para o Europeu do ano 2000 a Geórgia não conseguiu uma vez mais o apuramento ao terminar no último lugar do grupo. Desde então que se presenciou a um declínio da qualidade do futebol georgiano. Na qualificação para o Campeonato da Europa de 2004, a Geórgia conseguiu derrotar a Rússia, contudo, terminou no último lugar do grupo não conseguindo passar à fase de grupos. Também para o Europeu de 2008 a equipa georgiana não conseguiu passar a fase das eliminatórias ainda assim, derrotaram a Escócia por 2-0 e as Ilhas Faroé por 3-1.

Na qualificação para o Campeonato do mundo de 2010 e sob o comando do treinador, Hector Cuper, a equipa da Geórgia não conseguiu vencer um único jogo, terminando com apenas três pontos. Depois desta má prestação, o treinador não renovou o contrato e foi Temuri Ketsbaia que subiu ao comando da equipa. Contudo, este acabou por renunciar ao cargo depois de uma derrota pesada por 4-0 em casa frente  à Polónia já para a qualificação do Europeu de 2016.