Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Gana?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol do Gana é organizada e orientada pela Associação de Futebol do Gana que nasceu em 1957 e se filiou à Confederação de Futebol Africano e à FIFA no ano seguinte. Em 1963 arrecadou o seu primeiro grande título ao vencer a Taça das Nações Africanas. Em 1965 voltou a vencer a mesma competição, sagrando-se pela segunda vez, Campeão de África. Em 1968 e 1970 o Gana alcançou novamente a final da Taça das Nações Africanas mas perdeu por 1-0 contra a República do Congo e contra o Sudão. Durante anos, a selecção do Gana tentou criar um equipa forte que conseguisse a qualificação para o Campeonato do Mundo. Contudo, durante muito tempo, o Gana não conseguiu qualquer participação. Antes do ano 2000, existia uma grande desarmonia no plantel o que levou até a uma intervenção parlamentar e executiva de forma a resolver todas as questões.

gana

A sua primeira participação no Campeonato do Mundo aconteceu em 2006 integrando o grupo E com a Itália, República Checa e Estados Unidos. Perdeu 2-0 contra a Itália, derrotou a República Checa por 2-0 e venceu os Estados Unidos por 2-1. Assim sendo, ficou no 2º lugar do grupo seguindo para os oitavos-de-final. Nesta fase enfrentou o Brasil, saindo este último vencedor por 3-0 e eliminando assim o Gana da competição. Na Taça do Mundo de 2010 o Gana conseguiu uma vez mais qualificar-se e ficou no Grupo D com a Alemanha, Austrália e Sérvia. Derrotou a Sérvia por 1-0, empatou 1-1 contra a Austrália e perdeu por 1-0 contra a Alemanha. Desta forma, terminou no 2º lugar do grupo seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final derrotou os Estados Unidos por 2-1 e mas nos quartos-de-final foi derrotado pelo Uruguai por 4-2 nas grande penalidades.

No Mundial de 2014 realizado no Brasil, o Gana integrou o grupo G com a Alemanha, Estados Unidos e com Portugal. Perdeu 1-2 contra os Estados Unidos, empatou 2-2 contra a Alemanha e perdeu contra Portugal por 2-1. Assim sendo, conseguiu apenas somar um ponto, ficando em último lugar no grupo e sendo eliminado da competição.