Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FSV Mainz 05?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Coface
Arena Coface
  • País: Alemanha
  • Cidade: Mainz
  • Capacidade: 34.034

Ver ficha

O Fußball- und Sportverein Mainz 05 é um clube da cidade de Mainz, na Alemanha, com raízes no  Mainzer Fussballclub Hassia fundado em 1905, que poucos anos mais tarde se fundiu com o FC Hermannia 07. Após a turbulência causada pela Primeira Guerra Mundial o clube em 1919 voltou-se a aglutinar, desta vez com o Sportverein 1908 Mainz, de onde resulta o Mainzer Fußball-und Sportverein 05.

A equipa era sólida e em 1921 foi uma das equipas a disputar a primeira edição do Campeonato da Alemanha, depois de conseguir o sucesso no seu campeonato regional. No final da década de 20, inicio da de trinta o clube apresentava-se em grande forma e em 1932 consegue o título de campeão regional, que renova em 1933. Estas vitórias proporcionaram ao clube um lugar numa das 16 recém formadas primeiras ligas no país, mas a mudança de ares não caiu bem entre os jogadores e a equipa disputou a prova apenas por uma temporada. Em 1938, por motivos económicos, o clube foi obrigado a fundir-se com o Reichsbahn SV Mainz e jogou até ao final da Segunda Guerra Mundial com o nome de Reichsbahn SV Mainz 05.

Ultrapassada a guerra, a equipa voltou a praticar um futebol de categoria e era presença assídua nos lugares cimeiros da competição que disputava, e em 1963 disputou a primeira edição da Bundesliga, mas mais uma vez o clube não se adaptou à nova competição e entrou num período crítico, acompanhado duma grave crise financeira, e em 1980 estava a disputar o campeonato amador de futebol.

Depois de atingir o fundo, o Mainz venceu o campeonato amador em 1982 e em 1988 estava na segunda liga alemã, sendo um habitual candidato à descida, o Mainz passou a década de 90 a lutar contra a despromoção, com êxito, e com a aproximar do final do século o clube melhora as suas prestações e em 1997 falha a promoção à Bundesliga apenas por um lugar, tendo-se classificado em 4º na segunda liga. Os resultados continuaram e melhorar, e com mais dois quartos lugares em 2002 e 2003, o clube consegue a qualificação para a Bundesliga em 2004.

Na época 2005/2006 o Mainz participou também na Taça UEFA depois de ter vencido o prémio Fair Play atribuído pela FIFA. Depois de três épocas na Bundesliga o clube perdeu o ritmo e acabou por descer, tendo regressado à companhia dos grandes logo no ano seguinte. Desta vez a subida parece que veio para ficar, tendo o Mainz na temporada 2010/2011 conseguido um honroso 5º lugar na Bundesliga que lhe garantiu a participação na Liga Europa.