Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Friburguense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Eduardo-Guinle
Eduardo Guinle
  • País: Brasil
  • Cidade: Nova Friburgo
  • Capacidade: 12.689

Ver ficha

O Friburguense Atlético Clube nasceu em 1980 fruto da união do Fluminense Atlético Clube e do Serrano Futebol Clube, ambos sediados na cidade de Nova Friburgo. Dos seus clubes precedentes, o Friburguense adoptou o vermelho e o azul de cada um deles, respectivamente. Logo no primeiro ano a competir o clube disputou a segunda divisão do Campeonato Carioca, de onde conseguiu finalmente a promoção em 1983.

Desta forma, o Friburguense estreia-se em 1984 na Série A do Campeonato Carioca, no entanto sem sucesso, visto que se classificaram no último posto da tabela, retornando assim à secundária competição estatal. O mesmo episódio viria a repetir-se apenas duas temporadas mais tarde, com a subida em 1987 e nova despromoção no ano seguinte. Finalmente em 1994 o clube escreve pela primeira vez o seu nome na história dos campeonato estatais ao conquistar a Série B do Campeonato Carioca, ganhandode novo um lugar entre a elite do Rio de Janeiro. Mais uma vez foi repetido o episódio das duas anteriores promoções, com o clube a ser relegado logo no ano seguinte, novamente por se classificar no último posto da tabela do campeonato estatal.

Em 1997 o Friburguense consegue nova promoção à Série A do Campeonato Carioca com nova conquista da Série B estatal, classificando-se na 6ª posição em 1998, o que lhes garantiu a participação na Série C do Brasileirão desse ano. Pela primeira vez o clube de Nova Friburgo havia conquistado a manutenção na principal divisão do Campeonato Carioca, feito que repetiu por 11 temporadas consecutivas, período onde se destacam as campanhas de 1999 e 2002 em que o Friburguense alcançou a 4ª posição da tabela.

No final da temporada de 2010 o Friburguense encontrou-se de novo em posição de descida, retornando assim à Série B do Campeonato Carioca, de onde viria a sair logo no final de 2011, alcançando a promoção com o 2º lugar na prova. Actualmente o clube mantém-se a competir no principal escalão do Campeonato Carioca, procurando ainda pelo primeiro título na competição.