Sugerir atualização
Tem mais informação sobre França?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Parc Olympique Lyonnais
Stade de France
  • País: França
  • Cidade: Saint-Denis
  • Capacidade: 80.000

Ver ficha

A fundação da Selecção Francesa está ligada à criação da Fédération Internationale de Football Association (FIFA) em 1904. O seu primeiro jogo foi a 4 de Maio do mesmo ano, frente à Bélgica, terminando com um empate. Em 1905 jogou o primeiro jogo oficial, derrotando a Suíça, conquistando assim a primeira vitória da sua história. Nos anos seguintes a selecção francesa não conseguiu alcançar bons resultados, bem pelo contrário. A Selecção de Inglaterra impôs a maior derrota à equipa francesa, em França, terminando o jogo com o placar 15-0. No ano 1919 foi criada a Federação Francesa de Futebol que permitiu à equipa da França organizar-se e estruturar-se. O USFSA entrou para a Federação em 1921, passando a existir uma selecção nacional e não uma selecção particular de França. A primeira vitória foi por 2-1 frente à Inglaterra no dia 5 de Maio de 1921. Este foi o jogo que marcou o verdadeira início da Selecção de França, selecionando os melhores jogadores do país. Em 1923 a equipa Francesa teve um ano ruim, perdendo nos seis jogos disputados.

Em 1930 a França participou na sua primeira Taça do Mundo, não conseguindo passar da fase de grupos, depois de perder frente à Argentina e ao Chile. Em 1934 a selecção francesa voltou a participar na Taça do Mundo, mas novamente sem conseguir progredir na competição. Apesar de tudo, a equipa é recebida a 30 de Maio do mesmo ano, com um forte apoio dos adeptos sendo considerados uns heróis. Em 1938 a França organizou a Taça do Mundo, pela primeira vez. A França alcançou os quartos-de-final mas perdeu frente à Itália por 3-1. Na Taça do Mundo de 1958, a equipa francesa conseguiu alcançar um óptimo resultado, terminando no 3º lugar na competição. Nas meias-finais a França perdeu frente ao Brasil por 5-2. Na disputa do 3º lugar, defrontou a Selecção da Alemanha, vencendo a França por 6-3.

frança 1998

Jogadores franceses festejam a vitória na Taça do Mundo de 1998

Nos anos 60, a França teve várias decepções. Primeiro, não conseguiu a qualificação para a Taça do Mundo de 1962. No Euro 1964 a França derrotou a Inglaterra e a Bulgária, mas perdeu nos quartos-de-final contra a Hungria. Na Taça do Mundo de 1966 a selecção francesa ficou num grupo bastante difícil, não conseguindo assim passar na fase de grupos. Empatou contra o México e perdeu frente a Uruguai e a Inglaterra. No Euro 1968 conseguiu um óptimo resultado na fase de grupos, contudo, perdeu nos quartos-de-final frente à Iugoslávia, sendo eliminada da competição. Para as Taças do Mundo de 1970 e 1974 a equipa francesa não conseguiu novamente a qualificação, sendo muito decepcionante para todo o país. Na Taça do Mundo de 1978 a França voltou a cair num grupo especialmente difícil, Itália, Argentina e Hungria. A Selecção Francesa terminou no 3º lugar do Grupo A, apenas com dois pontos, sendo eliminada da competição.

No começo dos anos 80, a França conseguiu subir até ao pódio das competições. Na Taça do Mundo de 1982 alcançou o 2º lugar no Grupo D. Chegou às meias-finais, onde perdeu frente à Alemanha na marcação das grandes penalidades. A disputar o 3º lugar, a selecção francesa perdeu por 3-2 contra a Polónia. Passados dois anos, a Selecção Francesa era tida como a favorita a vencer o Campeonato Europeu de Futebol em 1984. Chegou às meias-finais onde derrotou Portugal por 3-2 e na grande final venceu a Espanha por 2-0. A França venceu assim o seu primeiro grande título, sendo a Campeã Europeia. Na Taça do mundo de 1986 a equipa francesa voltou a chegar longe. Passou a fase de grupos e nos oitavos-de-final defrontou a Itália, vencendo por 2-0. Sendo a França uma das favoritas a vencer a competição, estava tudo de olhos voltados para a sua prestação. Nos quartos-de-final, jogou contra o Brasil, conseguindo derrota-los nas grande penalidades. Contudo, depois de conseguir chegar com muito suor às meias-finais, a França não conseguiu ser superior à Alemanha, perdendo por 0-2. A disputar o 3º lugar, a equipa francesa venceu a Bélgica por 2-4.

A prestação da Selecção Francesa para o Campeonato Europeu de 1992 foi bastante boa. Na fase de apuramento a França conseguiu oito vitórias em oito jogos, dando a esperança a todos os adeptos de uma boa exibição na competição. A França ficou no grupo A com a Suécia, Inglaterra e Dinamarca. Empatou contra a Inglaterra e a Suécia e perdu por 1-2 frente à Dinamarca. Desta forma, terminou no 3º lugar no grupo sendo assim eliminado da competição. Para a qualificação da Taça do Mundo de 1994, o equipa francesa começou bastante bem, estando já esperançosa de participar na maior competição de futebol. Contudo, na recta final da qualificação, a equipa entra em colapso perdeu jogos decisivos e foi eliminada. Para o Campeonato Europeu de 1996 a França conseguiu a qualificação e terminou em 1º lugar no seu grupo, vencendo frente à Roménia e à Bulgária e empatou com a Espanha. Nos quartos-de-final a equipa francesa venceu os Países Baixos nas grande penalidades. Nas meias-finais o jogo frente à República Checa terminou 0-0 aos 90 minutos, foi então para as grande penalidade, perdendo a França por 6-5.

Taça do Mundo de 1998 a França conseguiu muito bem apurar-se para a competição e terminou em 1º lugar no grupo C. Nos oitavos-de-final derrotou o Paraguai por 1-0 e nos quartos-de-final a Itália nas grande penalidades. Nas meias-finais a França jogou contra a Croácia, jogo em que que a equipa francesa saiu vencedora por 2-1. Na grande final a selecção francesa encontrou pela frente o Brasil, que derrotou por 3 bola a zero, sendo assim sagrada a Campeã Mundial de Futebol. No Campeonato Europeu do ano 2000 a França mostrou mais uma vez ser uma equipa superior às restantes. Ficou no Grupo D com a República Checa, Dinamarca e Países Baixos, terminando no 2º lugar. Nos quartos-de-final, derrotou a Espanha por 2-1 e nas meias-finais eliminou Portugal também por 2-1. Na grande final a França jogou contra a Itália, jogou em que a equipa francesa foi superior, venceu por 2-1 e assim sagrou-se campeã europeia de futebol. Passados dois anos a França conseguiu o apuramento para o Mundial de 2002 mas as suas prestações na competição foram muito fracas. Terminou no último lugar do Grupo A, atrás da Dinamarca, Senegal e Uruguai.

frança 2014

Equipa da Selecção Francesa no Mundial de 2014 no Brasil

Também em 2006 a França conseguiu o apuramento para a Taça do Mundo. Ficou no grupo G com a Suíça, Coreia do Sul e Togo. A equipa francesa terminou no 2º lugar passando assim à fase seguinte. Nos oitavos-de-final a França derrotou a Espanha por 3-1 e nos quartos-de-final eliminou o Brasil por 1-0. Nas meias-finais jogou contra Portugal, vencendo a França por uma bola. Na final enfrentou a Itália, perdendo nas grandes penalidade por 5-3. Para o Campeonato Europeu de 2008 a França conseguiu passar facilmente na fase de qualificação. No entanto, na fase de grupos a França não foi superior as outras equipas. Ficou no Grupo C com os Países Baixos, Itália e Roménia. Terminou no último lugar do grupo com apenas um ponto, sendo assim eliminada da competição. Em 2010 na Taça do Mundo, a selecção francesa conseguiu a qualificação e ficou no Grupo A com o Uruguai, México e África do Sul. Também nesta competição a França não foi feliz e ficou no último lugar do grupo com apenas um ponto. Passados dois anos, para o Campeonato Europeu, a França passou a fase de qualificação e terminou no 2º lugar do seu grupo seguindo assim em frente. Nos quartos-de-final a selecção francesa não foi superior à espanhola e perdeu por 2-0.

Para a Taça do Mundo de 2014 no Brasil, a França conseguiu a qualificação com muito esforço. Ficou no Grupo E com a Suíça, Equador e Honduras. Venceu frente às Honduras e contra a Suíça e empatou 0-0 com o Equador. Com este resultados, a equipa francesa fico no 1º lugar do seu grupo conseguindo assim passar aos oitavos-de-final. Nesta fase, a França jogou contra a Nigéria, vencendo por 2-0. Nos quartos-de-final defrontou a Alemanha, saindo esta vencedora por 0-1, eliminando assim a França.