Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FK Ural?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Central Stadium
Central Stadium
  • País: Rússia
  • Cidade: Yekaterinburg
  • Capacidade: 27.000

Ver ficha

O FK Ural foi fundado em 1930 e começou por participar em torneios regionais. Em 1945 o clube passou a competir no campeonato Soviético e começou por jogar no campeonato regional, onde se manteve por vários anos. Em 1962 o FK Ural conseguiu chegar à final da Classe B da URSS e conseguiu subir para a Classe A. Permaneceu nesta liga até 1972 ano em que não conseguiu melhor que o 18º lugar e caiu para a segunda liga. No ano seguinte ficou no 1º lugar da segunda liga e subiu novamente de divisão. No início dos anos 80 o FK Ural desceu para a segunda liga e manteve-se lá até ao início dos anos 90. Na maioria das temporadas o clube conseguiu sempre ficar perto do topo da tabela mas nunca alcançou a promoção. Esta acabou por acontecer em 1990 ao terminar no 1º lugar e assim garantiu o seu retornou à primeira liga, depois de tantos anos.

fk ural 2013

Equipa do FK Ural em 2013

Em 1992 a URSS foi dissolvida e o FK Ural passou a competir no Campeonato Nacional da Rússia. Começou a jogar na Premier League conseguindo manter-se neste campeonato por cinco temporadas. Os melhores resultados foram o 8º lugar em 1993 e 1995. Na temporada 1996-1997 o clube não estava a passar por um bom momento e terminou o campeonato no 16º lugar, caindo assim para a primeira divisão. Na temporada seguinte os resultados foram bastante piores. O FK Ural não conseguiu melhor que o 20º lugar na primeira divisão e foi então despromovido. Permaneceu na segunda divisão por seis temporadas e apesar dos bons resultados nunca conseguiu alcançar a subida de divisão. A promoção acabou por acontecer em 2002 quando acabou o campeonato no 1º lugar subindo assim para a primeira divisão. Esta subida foi bastante curta, o FK Ural não tinha ainda qualidade suficiente e terminou no 19º lugar descendo novamente para a segunda divisão.

Na temporada 2004-2005 o FK Ural foi campeão da segunda divisão e retornou assim à primeira divisão. Permaneceu nesta nas oito temporadas seguintes. Em 2006-2007 terminou o campeonato no 3º lugar e o seu jogador Eugene Alquimia foi o melhor marcador do campeonato. Na temporada seguinte, acabou o campeonato no 5º lugar e chegou às meias-finais da Taça da Rússia. Nas temporadas seguintes, o FK Ural ficou sempre perto do topo da tabela e na temporada 2011-2012 conseguiu conquistar a Taça da Primeira Divisão. Na temporada 2012-2013 o FK Ural teve novamente um jogador seu, Spartak Gogniev, como o melhor marcador do campeonato. Também nesta temporada o clube conseguiu a promoção para a grande Premier League e venceu pela segunda vez a Taça da Primeira Divisão. Na temporada seguinte a jogar então na Premier League, o FK Ural terminou no 11º lugar, que não sendo um dos melhores resultados, conseguiu a manutenção no mais alto nível do futebol russo.