Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Finlândia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol da Finlândia nasceu em 1907 e filiou-se à FIFA em 1908 apesar de na altura o país ainda não ser independente do Império Russo, conseguindo tornar-se ligar apenas em 1917. O primeiro jogo internacional disputado pela equipa finlandesa foi a 22 de Outubro de 1911, frente à Suécia, jogo que terminou com uma vitória sueca por 5-2. Passou vários anos sem conseguir qualificar-se para as competições internacionais mas ficou muito perto para o Europeu de 1980 e para a Mundial de 1986.

Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998 a equipa finlandesa esteve muito perto de conseguir a qualificação mas no último jogo perdeu frente à Hungria. Apesar dos altos e baixos da equipa, ficou bastante perto de chegar às fases finais do Mundial. Ainda assim, não foi desta que o selecção finlandesa conseguiu o apuramento. O mesmo acabou por acontecer para o Europeu do ano 2000. Ficando num grupo bastante forte, com equipas como a Alemanha e a Turquia, a equipa da Finlândia não teve força e qualidade suficiente para manter os bons resultados até ao fim da qualificação.

finlandia

Mika Väyrynen abriu caminho para a goleada de 8-0 da Finlândia frente ao São Marino nas qualificações para o Euro 2012

Para o Mundial de 2002 a Finlândia apresentou-se mais forte conseguindo arrancar alguns empates importantes frente à Alemanha e venceu a Grécia por 5-1. No final, a Inglaterra e a Alemanha provaram ser mais forte e a equipa finlandesa terminou no 3º lugar do grupo da qualificação. Depois disto, as esperanças estavam todas viradas para a qualificação do Europeu de 2004. No entanto, os resultados não foram os melhores, começando por perder frente ao País de Gales e a Jugoslávia seguindo duas derrotas contra a Itália. Feitas as contas, a Finlândia terminou no 4º lugar do grupo ficando longe de conseguir avançar na competição. Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006 a equipa finlandesa não conseguiu marcar um único ponto nos seis jogos. O treinador, Muurinen, foi despedido e foi substituído pelo Jyrki Heliskoski mas não houve melhorias nos resultados.

Na qualificação para o Europeu de 2008 a Finlândia fez bons jogos, mostrou algumas melhorias, mas não foram suficientes para conseguir o apuramento. Ainda assim conseguiu subir no ranking da FIFA, ficando na 33ª posição. Para o Mundial de 2010 a equipa finlandesa teve um desempenho melhor ao terminar no 3º lugar do grupo de qualificação com três vitórias, três empates e duas derrotas. Ficou uma vez mais muito perto de conseguir a qualificação mas ainda não foi dessa vez. A Selecção Finlandesa não conseguiu qualificar-se para nenhuma das competições internacionais, quer o Mundial quer o Europeu. Contudo, tem mostrado grande força de vencer e melhorias na qualidade do seu futebol, tendo sempre o objectivo de marcar presença numa fase final de algumas destas competições.