Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Figueirense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Orlando Scarpelli
Orlando Scarpelli
  • País: Brasil
  • Cidade: Santa Catarina
  • Capacidade: 19.584

Ver ficha

O Figueirense Futebol Clube é uma equipa de futebol fundada em 1921 na cidade de Florianópolis no estado de Santa Catarina. O seu nome vem da rua onde os seus fundadores se encontraram para definir as primeiras características da equipa, a Rua da Figueira.

O clube disputou as primeiras partidas do forma amigável, tendo no entanto que esperar apenas até 1924 para competir na primeira edição do campeonato de Santa Catarina. Os primeiros ano do clube não foram os melhores na competição estatal, tendo chegado aos lugares cimeiros pela primeira vez apenas em 1932 logo com a conquista do Campeonato Catarinense. Os anos 30 foram decorrendo enquanto se transformavam nos melhores anos da história do clube com mais 4 títulos de campeão de Santa Catarina, dois de forma consecutiva em 1935 até 1937 e mais dois de forma isolada em 1939.

Depois desta década dourada o Figueirense ainda conseguiu conquistar mais um Campeonato Catarinense em 1941, para depois imergir numa crise financeira proporcionada principalmente pela construção do Estádio Orlando Scarpelli. Esta crise prolongaria-se por um longo período até à década de 60. Durante esta fase o ponto mais alto do Figueirense foi a 2ª posição alcançada no campeonato estatal em 1950. Finalmente em 1960 termina a construção do estádio que é comemorada juntamente com a celebração dos 39 anos de vida do Figueirense.

Motivada pelo novo palco, a equipa do Figueirense começou desde então a reassumir-se no Campeonato Catarinense. Ainda assim seriam precisos mais de 10 anos para os adeptos do clube pudessem festejar nova conquista do campeonato de Santa Catarina que aconteceu em 1972. Este título foi realmente um passo crucial no regresso à ribalta do Figueirense que viria ainda a conquistar mais 1 título e dois segundos lugares na década de 70, com o título a acontecer em 1974 e os vice-campeonatos em 1975 e 1979. Também com a conquista do título em 1972 o Figueirense qualificou-se para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, tornando-se assim na primeira equipa a representar o estado de Santa Catarina naquela prova nacional.

Durante o final da década de 70 e o início dos anos 80 as prestações do Figueirense foram superiorizadas pelo Joinville e pelo Criciúma que se apresentaram em grande forma nestes anos, relegando o clube fundado no Rua da Figueira para a 2ª posição nas temporadas de 1979, 1983 e 1984, sendo esta a última aparição do clube num lugar cimeiro antes de mais uma fase apagada que se prolongaria por cerca de 10 anos. Esta fase apagada do clube viria então a terminar em 1993 com um segundo posto no campeonato estatal, seguido de mais uma vitória na prova em 1994. Até ao final do século o Figueirense viria ainda a festejar o título de campeão estatal por mais uma ocasião em 1999.

Este título lançou a equipa para mais uma década dominante nos campeonatos estatais em que venceu a prova por mais 5 ocasiões, sendo 3 delas de forma consecutiva entre 2002 e 2004, e as restantes de forma isolada em 2006 e 2008. Ainda neste período o Figueirense realizou uma excelente campanha na Copa Brasil de 2007 onde chegou à final que perdeu para o Fluminense por 1-0 no Estádio Orlando Scarpelli depois de empatar na casa do Flu a uma bola.

Deste o último título em 2008 que o Figueirense numa mais conseguiu conquistar o Campeonato Catarinense, tendo o seu ponto alto sido alcançado em 2012 com uma 2ª posição na prova. Ainda assim o Figueirense consegue ser o 2º clube com mais títulos estatais, superado apenas pelo Avaí (16).