Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Fenerbahce?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Sukru Saraçoglu
Sukru Saraçoglu
  • País: Turquia
  • Cidade: Istambul
  • Capacidade: 50.509

Ver ficha

Fundado em 1907 o Fenerbahçe Spor Kulübü mas apenas foi legalizado em 1908, quando uma nova lei turca obrigou os clubes a registarem-se para poderem competir legalmente e desde aí que o clube rapidamente estabeleceu um lugar entre os mais bem sucedidos da Turquia.

A liga profissional de futebol na Turquia apareceu apenas em 1956, conseguindo o Fenerbahce vencer a primeira edição da prova e a conseguir a primeira qualificação turca para um campeonato europeu. A partir daí o clube cresceu e tornou-se o mais bem sucedido da Turquia durante os anos 50 e 60 ao participar nas competições europeias, apesar de eliminado na segunda fase, o clube participou também na Taça dos Balcãns, uma competição disputada entre clubes da Europa de Leste, tendo sido três vezes segundo classificado e ganho uma vez, sendo o primeiro clube turco a venceu um troféu internacional.

Nos anos 70 a superioridade do Fenerbahce foi-se desvanecendo, muito por culpa de clubes como o Galatasaray e o Besiktas que cresceram e se impuseram ao Fenerbahce na disputa pelo campeonato turco, tendo este vencido apenas 3 campeonatos nesta época. No seguimento dos anos 80 o declínio da equipa foi-se acentuando ainda mais e nos anos 90 apenas conquistaram um campeonato, na época 94/95 sob as ordens do brasileiro Carlos Alberto Parreira.

Com a entrada no novo milénio as coisas pareciam melhorar logo com a conquista do título de campeão nacional na temporada 2000/2001. Dois anos depois, após conquistar um segundo lugar na época 2001/2002 o Fenerbahce realizou uma das suas piores temporadas de sempre ao ficar qualificado no sexto lugar. Com o objectivo de recompensar os adeptos pela má época anterior a equipa vingou-se nas duas temporadas seguintes, sendo campeão nacional em 2004 e 2005. Em 2006 o objectivo era a conquista do tri-campeonato, mas as aspirações do clube ficaram-se por aí mesmo, tendo terminado a temporada em 2º lugar.

Em 2007 o Fenerbahce conquista de novo o título de campeão turco, o que apenas volta a acontecer em 2010/2011 com uma equipa recheada de estrelas como Roberto Carlos, Nicolas Anelka, Diego Lugano e Ariel Ortega, praticamente todos em final de carreira, sendo esta uma das últimas épocas realizadas por estes jogadores que acabaram por deixar a equipa abrindo lacunas em todas as partes do plantel, que apesar de terem sido preenchidas com outros jogadores de qualidade como Raul Meireles, Milos Krasic e Dirk Kuyt, nenhum teve o mesmo brilhantismo que os seus antecessores.

Apesar de tudo, o Fenerbahce continua a ser um grande clube tanto na Turquia como na restante Europa, tendo na época 2012/2013 chegado mesmo às meias finais da Liga Europa de onde foi afastado pelo finalista vencido, Benfica.