Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FC Utrecht?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Galgenwaard
Galgenwaard Stadiu
  • País: Holanda
  • Cidade: Utrecht
  • Capacidade: 24.426

Ver ficha

O FC Utrecht foi fundado em 1970 fruto da fusão de vários clube da cidade com vista a um grande clube de futebol com nível profissional. Nos primeiros dez anos da sua existência, o clube cresceu bastante e de forma consistente. No início dos anos 80 o clube começou a construir o novo estádio com o nome, New Galgenwaard. No ano seguinte o clube começou a ter vários problemas devido a uma investigação sobre o clube que encontrou várias irregularidades nas transferências e salários de alguns jogadores. Nessa época a falência parecia estar cada vez mais eminente, no entanto, os jogadores e adeptos do clube conseguiram com que o município de Utrecht pagasse a dívida do clube.

FC Utrecht 2012-2013

Equipa do FC Utrecht na temporada 2012-2013

Depois de tudo resolvido o clube voltou aos bons resultados, sob o comando do ex-jogador Han Berger. Em 1980 terminaram no 5º lugar da primeira divisão e no ano seguinte conseguiram ainda melhor ao alcançar o 3º lugar. Em 1982 ficaram no 5º lugar e disputaram a final da Taça da Holanda, acabando por perder contra o AZ’67 por 2-5. A meados dos anos 80 o clube para procurar estabilidade financeira teve de vender os seus melhores jogadores. Assim, em vez de se manter no topo da tabela como já tinha habituado os seus adeptos, passou a terminar a meio da tabela. Os resultados não foram os melhores, contudo, conseguiu sempre a manutenção na Eredivisie e venceu a sua primeira Taça da Holanda em 1985 ao derrotar na final o Helmond Sport por 1-0.

Depois de vários anos a terminar no meio da tabela classificativa, o FC Utrecht conseguiu na temporada 1990-1991 um óptimo resultado ao terminar no 4º lugar no campeonato. Nas temporadas seguintes os problemas voltaram. O treinador da equipa foi trocado várias vezes, os problemas financeiros voltaram a aparecer, existiram várias trocas na gestão do clube. O clube voltou a vender os seus melhores jogadores de forma a equilibrar as contas. Em 1996 o FC Utrecht recebeu uma grande injecção de dinheiro por parte de um patrocinador que ficou com poder de gestão no clube. Apesar das novas contratações o clube não conseguiu melhorar as suas prestações e os resultados foram-se mantendo.

Em 2001 o FC Utrecht conseguiu finalmente chegar perto do topo da tabela ao terminar no 5º lugar. Desta forma, pôde participar na Taça UEFA mas sem conseguiu obter grandes resultados. Em 2003 o clube alcançou um grande título ao vencer pela segunda vez a Taça da Holanda. No ano seguinte, apesar de ficar no 10º lugar o FC Utrecht voltou a vencer a Taça da Holanda ao derrotar na final o FC Twente por 0-1. Também neste ano o clube conquistou a Supertaça da Holanda vencendo o Ajax por 2-4. Foram em dúvida grandes vitórias para a história do clube. Na temporada seguinte o clube voltou a terminar a meio da tabela classificativa. Um dos melhores resultados foi em 2010 o 6º lugar e depois em 2013 o 5º lugar no campeonato. Na temporada 2013-2014 o clube participou na Liga Europa mas não conseguiu passar da segunda pré-eliminatória perdendo por 5-4 frente ao Differdange 03.