Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FC Rostov?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

FC Rostov
Olimp-2
  • País: Rússia
  • Cidade: Rostov
  • Capacidade: 15.850

Ver ficha

O FC Rostov é um clube da primeira divisão russa sediado em Rostov-na-Donu que teve origem no ano de 1930 com o nome de Selmashstroy. Depois de alguma turbulência nos primeiros anos de vida, em 1936 o nome do clube foi alterado para Selmash, o que apenas se manteve até 1941 quando uma nova alteração nominal estableceu Traktor como nome do clube.

Em 1964 o clube atingiu  pela primeira vez uma competição de topo ao consequir a qualificação para a Primeira Liga Soviética depois de vencer a série B da sua zona e superar os play-offs de qualificação para a prova. A iniciação na nova competição não aconteceu da melhor maneira, tendo o Rostov chegado ao final da primeira temporada nos lugares de descida, benificiando depois de um alargamento no número de clubes a participar na liga que evitou a descida do clube.

Já na década de 70 o clube acabaria por cair para o escalão secundário de futebol soviético, mantendo-se por lá até 1985, ano em que voltou a vencer a prova da sua zona, qualificando-se novamente para os play-offs de admissão à primeira liga onde conseguiu triunfar e assim regressar à companhia dos grandes.

Depois de conquistar o quarto lugar na tabela classificativa na última edição da primeira liga soviética em 1991 – que viria no ano seguinte a ser substituída pela actual Primeira Liga Russa – o FC Rostov garantiu presença na edição inaugural desta nova prova. Tendo conseguido a manutenção na primeira edição da prova, na segunda temporada neste escalão o clube voltava a cair na segunda divisão, por onde não esteve muito tempo, conseguindo novamente a promoção logo nesse ano.

Tendo regressado à primeira divisão em 1995 o clube foi garantindo a manutenção até à temporada 2007/2008 quando voltou a cair na segunda divisão, tendo a sua melhor classificação acontecido em 1998 com o 8º lugar na tabela classificativa. Mais uma vez a passagem na segunda liga revelou-se curta, tendo o clube conquistado logo nessa época o título de campeão da Segunda Liga Russa, o que lhes garantiu novamente a promoção.

Desde então que o clube se tem mantido no principal escalão de futebol russo e apesar não ter conseguido nenhum resultado desportivamente relevante, a presença na semi-final da Taça da Russia nas temporadas 2011/12 e 2012/13 mostram que o clube ainda tem muito para dar ao seu campeonato.