Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FC Augsburg?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio SGL
Arena SGL
  • País: Alemanha
  • Cidade: Augsburgo
  • Capacidade: 30.660

Ver ficha

O Fußball-Club Augsburg 1907 e. V. ou, simplesmente FC Augsburg como é normalmente conhecido, tem como data oficial de fundação o dia 8 de Agosto de 1907. Em 1921, o clube passou a chamar-se BC Augsburg e iria jogar sob esta denominação até 1969, quando os dirigentes do Ausburg e do TVS Schwaben, outro clube da cidade, decidiram tornar real aquilo de que já se falava há mais de 30 anos – a fusão dos dois clubes – nascendo assim o FC Augsburg que conhecemos hoje.

Nos primeiros anos após a fusão o FC Augsbug competiu nas terceiras e segundas divisões, atravessando uma fase inicial de grandes dificuldades, não só por motivos financeiros mas também por falta de massa associativa a um clube que acabou a temporada de 1970/71 com uma assistência média de 300 adeptos por jogo. Finalmente em 1973 as exibições do clube começam a destacar-se e o clube vence a terceira liga alemã, jogando o último jogo da época perante uma plateia de 15.000 adeptos.

No ano seguinte a lenda Helmut Haller regressava à sua cidade natal para terminar a carreia jogado pelo Augsburg na segunda divisão alemã. A chegada do avançado mexeu com a população da cidade e o clube passou a ser mais reconhecido, e consequentemente, mais apoiado, o que viria a ter resultados imediatos, com o Augsburg a vencer a segunda liga logo nesse ano. Apesar do título esta vitória não valeu de muito ao clube, pois, para conseguir a ascensão à Bundesliga o clube teria ainda que vencer os playoffs de promoção, o que não se verificou, continuando assim a disputar a segunda liga.

Depois do sucesso da temporada de 73/74 o clube adormeceu, conseguindo-se manter na segunda divisão por mais seis anos, apesar de nunca acabar o campeonato na metade superior da tabela. Com a sequência de maus resultados o Augsburg acabou por ceder, sendo despromovido para a terceira divisão em 78/79. Esta passagem pela terceira liga viria a revelar-se curta, com o clube a conseguir recuperar logo no ano seguinte, apesar do sucesso dessa recuperação ter sido também ele curto, sendo o clube novamente despromovido no ano de regresso à segunda liga. No ano de 1982 o clube voltaria ainda a conseguir a promoção para a segunda liga, mas por não se conseguir aos mais fortes adversários voltou a ser relegado para a terceira divisão, onde desta vez acabaria por se manter por bem mais que uma época, até 1994, quando foi despromovido para as competições regionais.

Envolto em severas dificuldades financeiras, o FC Augsburg entra no séc. XX com uma nova esperança, pois logo no ano 2000 foi encontrado investidor para o clube e logo no primeiro ano foi assegurado o regresso à terceira divisão. Depois de quatro anos a conseguir qualificar-se no top 5 do terceiro escalão do futebol alemão, finalmente na temporada de 2006/2007 o clube consegue o tão desejado regresso à Segunda Divisão Alemã, 23 anos depois.

O FC Augsburg não demorou a consolidar a sua presença na segunda liga alemã e até nas taças as suas participações melhoraram, conseguindo no ano 20o9/2010 alcançar as semi-finais da Taça da Alemanha, sendo a melhor participação do clube numa taça. Impulsionada pelos bons resultados a equipa viu-se motivada e no ano seguinte conseguiu pela primeira vez na sua história alcançar a presença na Bundesliga, garantido também a manutenção no ano seguinte, afirmando-se cada vez mais como um clube de Bundesliga.