Sugerir atualização
Tem mais informação sobre FC Anzhi?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

????????????????????????????????????
Anzhi Arena
  • País: Rússia
  • Cidade: Kaspiysk
  • Capacidade: 31.000

Ver ficha

O FC Anji Makhachkala foi fundado apenas em 1991 por um magnata russo e um ex-jogador do Dynamo Makhachkala, um antigo clube da cidade de Makhachkala. Durante os primeiros anos de existência o Anji jogou apenas nos campeonatos regionais, demonstrando sempre grande potencial. Em 1996, o clube atinge mesmo as competições nacionais, disputando em 1997 a Segunda Divisão Russa.

Depois de duas épocas com fracos resultados, o ano de 1999 não se esperava próspero para o clube mas contra todas as expectativas, o Anzhi surpreendeu e venceu a Segunda Divisão Russa pela primeira vez.

Com o novo século, vinha também o grande desejo do clube, jogar na Primeira Divisão Russa. 2000 foi logo o seu ano de estreia e o Anji não desiludiu, classificando-se num excelente 4º lugar, à frente de grandes com o CSKA Moscovo e o Zenit. Depois deste feito, o futebol do clube perdeu o ênfase e em 2002, apesar de ter chegado à final da Taça da Rússia e de se ter qualificado para a Taça UEFA, o Anzhi viu-se novamente relegado à Segunda Divisão.

A equipa queria recuperar o seu lugar na Primeira Divisão rapidamente, mas isso nao aconteceu, tendo a frustraçao deixado a equipa na Segunda Divisão até 2009, ano em que se consagraria novamente campeão desta divisão, carimbando nova subida ao principal escalão de futebol russo, 7 anos depois.

Finalmente em 2011, o bilionario russo Suleiman Kerimov adquiriu o clube, contratando de imediato Roberto Carlos, Jucilei e Diego Tardelli e apresentado um projecto para um novo estádio com capacidade para 40.000 pessoas. Desde a chegada de Kerimov ao clube, ja assinaram pelo Anji jogadores como Balázs Dzsudzsák, Lassana Diarra, Yuri Zhirkov e Samuel Eto’o, este para passar a ser o jogador mais bem pago do mundo.

Não foi só a chegada de jogadores que animou os adeptos, mas também  e principalmente a qualificação da equipa para as competições europeias onde se tem vindo a revelar uma forte equipa, com um grande futuro.