Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Farense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio de São Luís
São Luís
  • País: Portugal
  • Cidade: Faro
  • Capacidade: 15.000

Ver ficha

O Farense nasceu em 1910, dois anos depois dos algarvios terem descoberto o futebol através dos turistas ingleses, pelas mãos de João Gralho que teve a ideia de fundar um verdadeiro clube com tudo o que este devia ter, desde os equipamentos aos sócios, contando ainda com as cotas.

Quatro anos depois da fundação do Farense nasce também no algarve a associação de futebol regional, e com isto o respectivo campeonato, sendo o Farense o primeiro campeão do Campeonato Regional de Faro. Em 1934/35 são finalmente criadas as ligas de futebol como conhecemos hoje em dia e o Farense tinha sido campeão regional por 6 vezes até à data.

Com esta nova organização dos campeonatos o Farense ficava colocado na segunda divisão nacional, que vencera mesmo em 1940, mas foi interdito de disputar o escalão principal do futebol português por este apenas admitir clube do norte ou do centro do país.

Despois de descer de divisão por uma época em 1948 e 53, o clube volta então a fixar-se na segunda liga voltando mesmo a conseguir conquistar o título da prova mas sempre com a subida a ser-lhe negada.

Finalmente em 1970, depois de uma amarga passagem de quatro anos pelo 3º escalão de futebol nacional entre 1965 e 1960, o Farense volta a conquistar a segunda sendo desta vez aprovado à promoção, fazendo então assim a sua primeira participação na primeira liga nacional.

Depois de seis épocas no escalão principal o Farense volta à segunda liga, mas apenas por um ano, pois regressaria à companhia dos grandes logo em 1984, para, dois anos depois ser novamente relegado para mais uma curta passagem de um ano pela segunda liga.

Depois de três anos na primeira liga o Farense desde de divisão novamente em 1990, época também em que faz a sua melhor participação na Taça de Portugal, atingindo mesmo a final onde foi derrotado pelo Estrela da Amadora, numa final a duas mãos depois do empate na primeira partida por 0-0, a segunda partida terminou com 2 golos sem resposta para os da Amadora.

Depois de mais uma curta passagem de apenas um ano pela segunda liga o Farense regressa em força ao campeonato principal, classificando-se em 7º na época de 1991, 6º em 92 e 93 , 9º em 94 e em 1995 o Farense atinge mesmo a sua melhor classificação de sempre com um 5º lugar. No ano seguinte participava na UEFA mas um azar no sorteio ditou que os algarvios se estreassem logo diante do Lyon e a equipa perdeu ambos os jogos por 1-0. Ainda assim com esta participação europeia o clube afirmou-se completamente como o melhor clube do Algarve, ultrapassando feitos conseguidos por Olhanense e Portimonense.

Manter-se ia na primeira divisão por mais 5 anos, até 2001 quando uma grande crise se abate sobre o clube e este sofre a despromoção por 3 épocas consecutivas, ficando então a competir na 3ª divisão até desta ser desclassificado em 2005 por 3 faltas de comparência a partidas.

O Farense via-se assim na 2ª divisão distrital, mas o clube não perdeu ânimo e subiram à primeira distrital logo nesse ano e à 3ª nacional no ano seguinte. Em 2008/09 falham a subida à 2ª Divisão por poucos pontos, mas em 2009/10 já com António Barão na presidência, o clube alcança a tão desejada promoção. A entrada na 2ª divisão na foi a melhor e o clube foi mesmo despromovido nessa época, regressando novamente à 3ª divisão, o que mais uma vez apenas motivou toda a equipa e massa associativa para duas subidas consecutivas nas épocas seguintes, alcançando assim de novo os campeonatos nacionais onde competirá na liga de honra e lutará com toda a certeza pelo regresso à companhia dos grandes do futebol português.