Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Estoril Praia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

António Coimbra da Mota
António Coimbra da
  • País: Portugal
  • Cidade: Estoril
  • Capacidade: 5.000

Ver ficha

Fundado a 17 de Maio de 1939, o Grupo Desportivo Estoril Plage, como foi inicialmente chamado, teve na sua origem um homem, proprietário da linha de comboio Lisboa-Cascais e ainda alguns hotéis noutras partes do mundo, Fausto Cardoso de Figueiredo. Com o seu reconhecimento, Fausto de Figueiredo não teve dificuldades em arranjar apoios para o clube, que rapidamente deu nas vistas.

Apenas com quatro anos de historia, o clube atinge a final da Taça de Portugal, e no ano seguinte consegue a subida ao primeiro escalão do futebol nacional e ainda elimina o FC Porto da Taça de Portugal.

As dificuldades dos portistas neste campo sobressaiam-se e em 44/45 o porto sofre a pesada derrota de 8-1 numa visita a Estoril.

A primeira década do clube foi de ouro, conseguindo bons resultados e boas exibições  mas na época de 52/53 tudo se complicaria com a descida de divisão e o clube atravessaria o maior período da sua historia sem jogar na Primeira Liga.

23 anos depois, finalmente o Estoril volta a jogar na Primeira Liga e lá se mantém durante cinco anos. Foram 5 anos cheios de bom futebol e competitividade e a equipa reafirmou-se naquele período.

Depois de uma nova descida, o clube atravessou grandes dificuldades desportivas e chegava ao novo século com vontade de mudar. Seguindo o que já muitos outros clubes tinham feito, a direcção do clube decide constituir SAD, e apesar dos primeiros tempos de SAD não terem sido fáceis, na época de 2003/2004 o clube, após duas subidas consecutivas, atinge novamente a Primeira Liga, vencendo pela primeira vez a Liga de Honra.

Depois desta subida, a direcção implementa algumas alterações na estrutura accionista e o clube ressente-se, descendo de divisão logo no final dessa época. Atravessando uma nova crise, o clube chegou a ver-se mesmo perto da extinção, mas em Julho de 2009 a empresa de marketing desportivo Traffic toma conta da gestão do clube.

No ano de 2010 a Traffic adquire uma parte maioritária da SAD e passa a ter controlo geral sob a gestão do Estoril. Esta nova direcçao mostrava rapidamente resultados e logo no ano seguinte o clube vencia de novo a Liga de Honra e estava novamente entre os grandes da Primeira Liga, desta feita com uma vontade acrescida de cimentar a sua participação nesta competição.