Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Estónia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol da Estónia foi fundada no dia 14 de Dezembro de 1921 e filiou-se à FIFA em 1923. Nos primeiros anos de existência a equipa lutou e tentou chegar à fase final dos Campeonatos do Mundo mas sem grande sucesso. Em 1940, quando o país integrou a União Soviética, o estado deixou de ser independente e a equipa de futebol deixou de ter qualquer actividade oficial. Devido à guerra, à mobilização de pessoas e a todos os problemas políticos da Estónia, a equipa de futebol foi perdendo jogadores até que chegou uma altura em que não havia nenhuma actividade. Na verdade, com o passar de vários anos, o futebol deixou de interessar aos estonianos, perdendo a popularidade que antes tinha.

A Estónia conseguiu a independência no dia 20 de Agosto de 1991 e integrou novamente a FIFA em 1992. No dia 5 de Dezembro de 1992 a Associação de Futebol da Estónia, apesar de todas as dificuldades financeiras e por todos os problemas de cidadania dos jogadores por que passou, decidiu participar no Mundial de 1994. Com a falta de experiência dos jogadores e equipa da Estónia terminou no último lugar do grupo de qualificação, marcando apenas um golo e sofrendo 27 golos. Também a sua participação nas eliminatórias para o Europeu de 1996 não correu da melhor forma, não conseguiram vencer um único jogo. Nas qualificações para o Mundial de 1998 a Estónia no 5º lugar, num grupo de seis equipas, com quatro pontos a mais que a Bielorússia. Marcou quatro golos e sobre apenas dezasseis. Até à data esta foi uma das melhores prestações da equipa que melhorou bastante coma chegada de um novo treinador estrangeiro, o irlandês, Teitur Thordarson. Para o Euro do ano 2000 a Estónia melhorou ainda mais os resultados, conseguindo alcançar três vitórias e dois empates na fase de qualificação. Marcou quinze golo e sofreu dezassete. Esteve muito perto de conseguir a qualificação, no entanto, tal não aconteceu mas é de sublinhar a grande participação da equipa.

estonia

Jogadores festejam o golo que deu a vitória à Estónia sob a Irlanda do Norte nas qualificações para o Euro 2012

No apuramento para o Campeonato do Mundo de 2002, a Estónia conseguiu duas vitórias sobre a Andorra e dois empate contra a Chipre, dando-lhe assim oitos pontos. Terminou no quatro lugar do grupo, com apenas dez golos e 26 sofrido, não conseguindo por isso seguir em frente na competição. este maus resultado acabaram por ser compensados com as melhorias na qualificação para o Europeu de 2004. A equipa mostrou mais experiente com a defesa muito bem estruturada e forte, sofrendo apenas seis golos e conseguiram marcar quatro. Para o Mundial de 2006 a Estónia conseguiu ter um melhor desempenho ao vencer cinco jogos, empatou dois e perdeu cinco vezes, dando-lhe assim o quatro lugar do grupo nas eliminatórias. Passados dois anos, nas qualificações para o Campeonato da Europa de 2008 a seleção da Estónia terminou no sexto lugar do grupo. Foi uma péssima prestação da equipa, tendo em conta as anteriores, pois só conseguiu duas vitórias.

Nos anos seguintes a Estónia tentou e lutou ao máximo para poder marcar presença nas fase finais quer no Mundial quer do Campeonato da Europa. Apesar de conseguir alguns vitórias históricas, nunca conseguiu qualificar-se para nenhuma das grandes competições internacionais. Nas qualificações para o Euro 2012 a Estónia conseguiu alcançar o play-off, enfrentando a Irlanda, em que uma vitória lhe daria lugar na grande competição. O jogo terminou com o marcador de 1-5, vencendo os irlandeses e acabando com todas as esperanças do estonianos. Para o Mundial de 2014 a selecção da Estónia também não conseguiu qualificar-se mas é uma equipa que tens dado provas do seu valor e que mostra muita força de vontade em alcançar o triunfo.