Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Estados Unidos?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção Nacional de Futebol dos Estados Unidos teve a sua primeira equipa em 1885, realizando o seu primeiro jogo contra o Canadá. O primeiro triunfo da equipa foi e medalha de prata e de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1904. A US Futebol nasceu a 1913 e o primeiro jogo oficial da equipa foi no dia 20 a Agosto de 1916, frente à Suécia, em Estocolmo, vencendo por 3-2. Os Estados Unidos participaram pela primeira vez na Taça do Mundo em 1930, ficando no grupo 4 com o Paraguai e a Bélgica. Conseguiu terminar em 1º lugar no grupo seguindo assim em frente na competição. Nas meias-finais enfrentou a Argentina, saindo este última vencedora por 6-1 e eliminando assim os Estados Unidos. No Campeonato do Mundo de 1934 os EUA conseguiram qualificar-se e chegaram aos oitavos-de-final. Nesta fase, a equipa americana perdeu por 7-1 contra a Itália sendo eliminados da competição.

estados unidosOs Estados Unidos conseguiram novamente qualifica-se para a Taça do Mundo de 1950 mas a sua prestação foi bastante fraca. Ficou no grupo 2 com a Espanha, Inglaterra e Chile. Venceram apenas um jogo contra a Inglaterra por 1-0, assim sendo, somaram apenas dois pontos ficando por isso no último lugar do grupo. Apesar da fraca prestação, o jogo contra a Inglaterra ficou para a história como uma das maiores surpresas dos Campeonatos do Mundo. Depois de vários anos a tentar formar uma equipa de jogadores profissionais e jogando várias eliminatórias, os Estados Unidos só conseguiram a qualificação para a Taça do Mundo em 1990. Foi um percurso difícil para a selecção americana até porque poucos era os apoios e os jogadores de futebol no país. Ainda assim, formou uma equipa estável pronta para dar o seu melhor no Mundial de 1990. Integrou o Grupo A com a Itália, Tchecoslováquia e Áustria. Perdeu todos os jogos, frente à Tchecoslováquia por 1-5, contra a Itália por 1-0 e frente à Áustria por 2-1. Sem conseguir somar nenhum ponto, os Estados Unidos ficaram em último lugar no grupo e foram uma vez mais eliminados do maior campeonato de futebol do mundo.

Passados quatro anos, a equipa americana voltou a participar no Mundial, realizado nos Estados Unidos. Ficou no grupo A com a Roménia, Suíça e Colômbia. Empatou 1-1 frente à Suíça, venceu a Colômbia por 2-1 e perdeu por 1-0 contra a Roménia. No fim das contas, terminou no 3º lugar do grupo com quatro pontos e seguiu em frente na competição. Nos oitavos-de-final os Estados Unidos jogaram contra o Brasil, saindo este vencedor por apenas 1-0. Na Taça do Mundo de 1998 os EUA conseguiram uma vez mais qualificar-se mas os resultados não foram os pretendidos. Ficaram em último lugar no grupo F, sendo assim eliminados. No Campeonato do Mundo de 2002 na Correia do Sul e Japão, as suas prestações foram bastante melhores. Terminaram no 2º lugar do grupo e passando assim para os oitavos-de-final. Nesta fase, os Estados unidos defrontaram o México, conseguindo vencer por 2-0. Nos quatros-de-final a equipa americana jogou contra a Alemanha, saindo esta vencedora por 1-0 e eliminado assim os americanos da competição.

Na Taça do Mundo de 2002 realizada na Alemanha, os Estados Unidos conseguiram passar a fase das eliminatórias mas na fase de grupos os resultados não foram os melhores. Foram uma fez mais eliminados da competição nesta fase porque terminaram em último lugar no grupo E, sem conseguir vencer um único jogo. Ainda assim conseguiu empatar 1-1 contra a Itália, ficando este jogo e o resultado para a história da selecção americana. No Campeonato do Mundo de 2010 realizado na África do Sul, os Estados Unidos ficaram no grupo C com a Inglaterra, Eslovénia e Argélia. Empatou 1-1 contra a Inglaterra, empatou 2-2 contra a Eslovénia e e venceu por 1-0 à Argélia. Desta forma, ficou no 1º lugar do grupo seguindo para os oitavos-de-final. Nesta fase, jogou frente ao Gana, saindo este vencedor por 2-1 já no prolongamento. No Mundial de 2014 no Brasil, integrou o Grupo G com Portugal, Alemanha e Gana. Terminou no segundo lugar do grupo e nos oitavos-de-final enfrentou a Bélgica, mas perdeu por 2-1 sendo assim eliminado da competição.