Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Espanha?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção de Espanha nasceu em 1920 com o objectivo de representar o país nos Jogos Olímpicos na Bélgica. O primeiro jogo oficial foi frente a pré-selecção da Dinamarca a 28 de agosto de 1920. A Espanha em 1921 conseguiu vencer por 2-0 a Bélgica, também, participou em jogos amigáveis contra Portugal e em 1929 conseguiu vencer uma das grandes rivais, a França. A Espanha participou pela primeira vez na Taça do Mundo em 1934, realizada em Itália. Nos oitavos-de-final venceu o Brasil por 3-1 mas perdeu nos quartos-de-final contra a Itália. A equipa espanhola não voltou a jogar no Mundial até 1950, devido à guerra civil espanhola e à Segunda Guerra Mundial. Para a Taça do Mundo de 1954 a selecção espanhola não conseguiu qualificar-se.

A Selecção espanhola alcançou o apuramento para a Taça do Mundo de 1962, ficando no grupo 3 com a Tchecoslováquia, o Brasil e o México. Venceu apenas um jogo frente ao México, alcançando 3 ponto mas que não foram suficiente para seguir em frente na competição. Na Eurocopa de 1964 a Espanha conseguiu qualificar-se e conseguiu um grande triunfo. Chegou a meia-final, onde derrotou a Hungria por 1-2. Na grande final, a selecção espanhola jogou frente à União Soviética, vencendo por 2-1, sagrado-se campeã europeia. No Mundial de 1966 a Espanha ficou no Grupo 2 com a Alemanha, Argentina e Suíça. Perdeu 2-1 frente à Argentina, ganhou 2-1 contra a Suíça e perdeu contra a Alemanha por 2-1. Feitas as contas, a equipa espanhola conseguiu apenas 2 ponto, ficando no 3º lugar do grupo e sendo assim eliminada.

espanha mundial 2010

Selecção Espanhola campeã mundial em 2010

Depois de vários anos sem conseguir qualificar-se ou chegar longe nas competições, a Espanha qualificou-se para a Taça do Mundo de 1978 na Argentina. Ficou no Grupo C com o Brasil, Áustria e a Suécia. Perdeu contra a Áustria, empatou a zero contra o Brasil e venceu a Suécia po um golo a zero. Terminou então no 3º lugar do grupo sendo uma vez mais eliminada da grande competição na fase de grupos. Passados dois anos a selecção espanhola participou no Campeonato Europeu na Itália, integrando o grupo B com a Inglaterra, Itália e Bélgica. Perdeu frente à Bélgica e à Inglaterra e empatou contra a Itália. Com apenas um ponto, acabou no último lugar do grupo sendo eliminada do Europeu. Na Taça do Mundo de 1982 a equipa espanhola conseguiu a apuramento e na primeira fase ficou no Grupo E com Iugoslávia, Honduras e Irlando do Norte. Terminou no óptimo 2º lugar seguindo em frente. Na segunda fase, a Espanha ficou com a Alemanha Ocidental, e a Inglaterra, sendo um grupo bastante difícil. A equipa Espanhola não perdeu contra a Alemanha, empatou com a Inglaterra, ficando por aqui a sua participação no Mundial.

No Campeonato Europeu de 1984 a Espanha ficou no grupo B com Portugal, Alemanha Ocidental e Roménia. A equipa espanhola empatou contra a Roménia e frente a Portugal mas venceu a Alemanha. Chegou às meias-finais, onde defrontou a Dinamarca e a derrotou nas grandes penalidades. Na grande final jogou contra a França, saindo esta vencedora por 2-1. A Espanha foi então vice-campeã europeia em 1984. Para a Taça do Mundo de 1986 a Espanha conseguiu muito bem a qualificação e ficou no Grupo D com o Brasil, a Irlanda e a Argélia. Terminou no 2º lugar do grupo seguindo para os oitavos-de-final, onde derrotou por 5-1 a Dinamarca. Nos quartos-de-final, defrontou a Bélgica, saindo esta vencedora nas grandes penalidades por 5-4.

Depois de uma qualificação sofrida para o Europeu de 1988, a Espanha ficou no Grupo A com a Alemanha Ocidental, a Itália e a Dinamarca. Um grupo muito difícil que não deu facilidades à equipa espanhola. Perdeu contra a Alemanha e a Itália e venceu por 2-3 a Dinamarca. Alcançando apenas 2 pontos não foi suficiente para seguir na competição. Na Taça do Mundo de 1990 a Espanha jogou no Grupo E com a Bélgica, Uruguai e Coreia do Sul. Empatou a zero com o Uruguai, derrotou a Coreia por 3-1 e venceu a Bélgica por 1-2. Assim sendo, terminou o 1º lugar no grupo seguindo para os oitavos-de-final. Nesta fase a jogar frente à Iugoslávia, a Espanha foi eliminada no prolongamento por 2-1.

No Campeonato do Mundo de 1994, a Espanha jogou no Grupo C, com a Alemanha, Coreia do Sul e Bolívia. Terminou no 2º lugar do grupo atrás da Alemanha. Nos oitavos-de-final derrotou a Suíça por 3-0 mas nos quartos-de-final perdeu frente à Itália por 2-1. No Europeu de 1996 ficou no grupo B com a Bulgária, Roménia e França. Empatou 1-1 frente à Bulgária e à França e venceu a Roménia por 1-2. Terminou no 2º lugar do grupo, seguiu para os quartos-de-final onde perdeu grande a Inglaterra nas grandes penalidades. No Mundial de 1098 realizado em França, a Espanha ficou no grupo D com a Nigéria, o Paraguai e a Bulgária. A equipa espanhola não conseguiu melhor que o 3º lugar do grupo sendo assim eliminada da competição. No Campeonato Europeu do ano 2000 a Espanha teve um boa participação. Integrando o Grupo C com a Iugoslávia, Noruega e Eslovénia, alcançou o 1º lugar e passou à fase seguinte. Nos quartos-de-final jogou frente à França, saindo esta vencedora por 2-1, eliminando assim a equipa espanhola.

espanha mundial 2010

Espanha venceu o Campeonato Europeu de Futebol em 2012

Em 2002 no Mundial da Coreia e do Japão, a Espanha jogou no Grupo B com o Paraguai, África do Sul e Eslovénia, terminando no 1º lugar. Nos oitavos-de-final defrontou a Irlanda, derrotando-a por 3-2 nas grandes penalidades. Nos quartos-de-final enfrentou a Coreia do Sul, saindo esta vencedora por 5-3 nas penalidades. A Espanha foi assim novamente eliminada nos quartos-de-final da maior competição de futebol do mundo. No Europeu de 2004 em Portugal, a selecção espanhola ficou no grupo A com Portugal, Grécia e Rússia. Venceu 1-0 contra a Rússia, empatou 1-1 contra a Grécia e perdeu 0-1 frente a Portugal. No fim das contas, terminou no 3º lugar do Grupo sendo assim eliminado. No Mundial de 2006 terminou no 1º lugar do grupo H mas nos oitavos-de-final, voltou a jogar frente à França sendo derrotado e eliminado por 3-1.

Depois de várias participações, a Espanha conseguiu um grande título no Campeonato Europeu de 2008. Ficou no Grupo D com a Rússia, a Suécia e a Grécia. Terminou no 1º lugar do grupo sem perder um único jogo. Nos quartos-de-final derrotou a Itália e nas meias-finais venceu a Rússia por 0-3. Na grande final a selecção espanhola jogou contra Alemanha, vencendo-a por 1-0 e sagrando-se assim a Campeã Europeia. Passados dois anos e com o grande títulos europeu a Espanha vez uma participação histórica no Mundial de 2010 em África do Sul. Ficou no Grupo H com o Chile, Suíça e as Honduras, ficando em 1º lugar e assim seguiu para os oitavos-de-final. Nesta fase, a Espanha defrontou Portugal venceu por 1-0. Nos quartos-de-final a selecção espanhola venceu por 1-0 o Paraguai e nas meias-finais derrotou a Alemanha por 0-1. A grande final foi disputada por Espanha e a Holanda, sagrando-se campeão do Mundo a Selecção de Espanha ao vencer por 1-o nos prolongamentos.

No Europeu de 2012 a Selecção da Espanha integrou o Grupo C com a Itália, a Croácia e a Irlanda. Empatou 1-1 frente à Itália, venceu 4-0 contra a Irlanda e derrotou a Croácia por 1-0. Desta forma, passou à fase seguinte no 1º lugar do grupo. Nos quartos-de-final, defrontou a seleção francesa, vencendo por 2-0. Nas meias-finais, eliminou Portugal por 4-2 nas grandes penalidade e na grande final sagrou-se campeã europeia ao venceu a Itália por 4-0. No Mundial de 2014 realizado no Brasil, a equipa espanhola não conseguiu fazer uma boa prestação como tinha feito anteriormente. Jogou no Grupo com frente à Holanda, Chile e Austrália. Venceu apenas um jogo, frente a esta última por 3-0. Desta forma, conseguiu apenas somar 3 ponto, ficando no 3º lugar do grupo e sendo assim eliminada da competição.