Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Eslovénia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Eslovénia passou a ser um país independente em 1991 e antes disso a equipa de futebol do país era uma equipa regional não reconhecida pela FIFA. Depois da independência, a Associação de Futebol da Eslovénia foi reconhecida pela FIFA e pela UEFA. O primeiro jogo oficial da equipa foi a 3 de Junho de 1992 frente à Estónia, jogo que acabou empatado a uma bola. O primeiro jogo que a equipa conseguiu vencer foi frente a Estónia mas só em 1993, mais precisamente, no dia 7 de Abril, ao vencer por 2-0. O primeiro torneio onde a equipa eslovena participou foi nas qualificações para o Campeonato da Europa de 1996. Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998 a Eslovénia ficou num grupo bastante difícil, o que fez com que a equipa terminasse no último lugar do grupo não conseguindo assim seguir na competição.

eslovenia

O esloveno Tim Matavž marcou três dos cinco golos frente às Ilhas Faroé na qualificação para o Euro 2012

Sob o comando de um novo treinador, Katanec, a equipa conseguiu fazer uma óptima prestação nas qualificações para o Campeonato da Europa do ano 2000. Integrou o Grupo C com a Espanha, Jugoslávia e Noruega. A competição em si não correu da melhor forma, empatou 3.3 contra a Jugoslávia, perdeu 1-2 contra a Espanha e empatou novamente contra a Noruega. Feitas as contas, conseguiu somar apenas dois pontos terminando assim no último lugar do grupo e sendo assim eliminada da competição. Para o Mundial de 2002 a Eslovénia conseguiu uma vez mais a qualificação ficando no grupo B com a Espanha, Paraguai e África do Sul. Também nesta competição a equipa eslovena não conseguiu fazer uma boa prestação. Terminou no último lugar com zero pontos, ou seja, não venceu um único jogo, não conseguindo por isso seguir em frente.

Depois de vários anos sem conseguir qualificar-se para nenhuma competição internacional, a selecção da Eslovénia conseguiu apurar-se para o Mundial de 2010. Ficou no Grupo C com a Inglaterra, Argélia e Estados Unidos. O primeiro jogo foi frente à Argélia, saindo a equipa eslovaca vencedora por 1-0. O segundo jogo frente aos Estados Unidos acabou empatado a duas bolas e frente à Inglaterra perdeu por 1-0. Apesar dos bons resultados, a equipa não conseguiu os pontos suficientes sendo por isso eliminada da competição na fase de grupos. Para o Europeu de 2012 a Eslovénia não conseguiu uma vez mais a qualificação e o mesmo aconteceu para o Campeonato do Mundo de 2014.