Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Eslováquia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação Eslovaca de Futebol foi fundada em 1938 e a equipa fez o seu primeiro jogo oficial a 27 de Agosto de 1939 vencendo a Alemanha por 2-0. Depois da Segunda Guerra Mundial a selecção nacional foi integrada na equipa da Tchecoslováquia. Durante 50 anos, a equipa eslovaca não jogou um único jogo como equipa de um país independente. Depois da Eslováquia conseguiu a independência o primeiro jogo oficial da equipa foi frente aos Emirados Árabes Unidos a 2 de Fevereiro de 1994, jogo que venceu por 1-0. O primeiro jogo disputado em solo nacional foi frente à Croácia sofrendo uma derrota por 4-1 a 20 de Abril do mesmo ano. Uma das maiores derrotas que a selecção eslovaca sofreu foi em 1995 em Mendoza frente a Argentina, perdendo por 6-0.

A Selecção Nacional da Eslováquia participou pela primeira vez numa grande competição em 1996, para o Campeonato da Europa. Na fase de qualificação a equipa não conseguiu melhor que o terceiro lugar, ficando atrás da França e da Roménia, não conseguindo assim seguir em frente na competição. Ainda assim conseguiu vencer por duas vezes a Polónia, Israel e o Azerbaijão. Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998 terminou no quatro lugar no grupo de seis equipas não conseguindo alcançar uma vez mais a fase final da competição.

eslovaquia

Miroslav Stoch festeja o golo da vitória eslovaca frente à Rússia na qualificação para o Euro 2012

A primeira participação da Eslováquia numa fase final numa competição internacional foi em 2010 no Campeonato do Mundo. Isto porque terminou em 1º lugar do seu grupo a frente da Eslovénia, República Checa, Irlanda do Norte e da Polónia. Em 24 de Junho do mesmo ano a Eslováquia enfrentou a Itália, conseguindo uma vitória e assim garantiu o segundo lugar do grupo. Esta vitória sobre a então campeã do mundo ficou para a história como “épica”. Desta forma conseguiu passar aos oitavos-de-final, onde enfrentou a Holanda e acabou por perde por 2-1. Ainda assim foi um dos melhores resultados da selecção eslovaca ao conseguir chegar tão longe numa competição internacional.

Na qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 a Eslováquia ficou no grupo com a Rússia, Irlanda, Armênia, Macedônia e Andorra. Contudo, as coisas não correram da melhor forma e muitos foram os jogos que perderam ou empataram. Desta forma, a Eslováquia não conseguiu a qualificação e o então treinador Vladimír Weiss deixou a equipa depois de quatro anos ao comando da selecção. Na altura foram os assistentes que substituíram o treinador mas devido aos maus resultados também acabaram por sair. O Ján Kozák, ex-jogador da Tchecoslováquia, acabou por se tornar o treinador mas as melhorias na equipa foram poucas, já que não conseguiram melhor que um empate a zero contra a Gibraltar em Novembro de 2013.