Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Escócia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Uma das equipas nacionais mais antigas do mundo é a Escócia que disputou os primeiros jogos entre 1870 e 1872. A Associação de Futebol Escocesa foi fundada em 1983 e nos primeiros anos da sua existência poucas foram as derrotas sofridas. Em 1883 começou o British Home Championship tornando os jogos cada vez mais competitivos, principalmente os disputados frente à Inglaterra. A primeira derrota sofrida pela equipa escocesa, para além das sofridas contra a Inglaterra, aconteceu em 1903 contra a Irlanda por 2-0. A Selecção Nacional da Escócia conseguiu vencer o British Home Championship em 24 ocasiões e compartilhou esse título 17 vezes. O primeiro jogo da equipa fora das ilhas britânicas aconteceu em 1929 frente à Noruega, jogo em que saiu vencedor a Escócia por 7-3. Nos três primeiros Campeonatos do Mundo, a Escócia não participou pois estava excluída da FIFA devido ao desentendimento sobre o estatuto dos jogadores amadores.

A primeira participação da selecção escocesa no Campeonato do Mundo foi em 1954, integrando o grupo 2 com a França, Iugoslávia e com o Paraguai. Não conseguiu nenhuma vitória apenas um empate a uma bola contra Iugoslávia. Feitas as contas, a Escócia terminou no último lugar do grupo sendo por isso eliminada da competição. Durante os anos 60 a selecção escocesa não conseguiu nenhuma qualificação para o campeonato do Mundo. O seu regresso a esta competição só aconteceu em 1974 e a equipa escocesa foi eliminada na fase de grupos apesar de não perder nenhum dos jogos.

escocia

Gary Caldwell apontou o golo decisivo frente à França na qualificação para o Euro 2008

No Campeonato do Mundo de 1978 a Escócia integrou o grupo 4 com a Holanda, o Irão e o Peru. Conseguiu apenas uma vitória frente à Holanda por 3-2 o que levou a equipa a ficar no 3º lugar do grupo com apenas 3 pontos e assim foi uma vez mais eliminada da competição. A Selecção Escocesa não conseguiu qualificar-se para o Campeonato da Europa de 1980 mas conseguiu o apuramento para o Mundial de 1982, contudo, não passou da fase de grupos já que terminou no 3º lugar. No Campeonato do Mundo de 1986 a Escócia conseguiu novamente qualificar-se mas a fase de grupos não correu da melhor forma. Ficou no último lugar do grupo com apenas um ponto devido ao empate a zero frente ao Uruguai. No Campeonato do Mundo de 1990 a Escócia não conseguiu uma vez mais passar da fase de grupos, terminando no terceiro lugar do grupo.

A primeira vez que a Selecção Nacional da Escócia conseguiu a qualificação para o Campeonato da Europa foi em 1992. Integrou o grupo B com a Holanda, a Alemanha e CEI. Conseguiu apenas dois pontos devido à vitória sob a CEI, terminou assim no 2º lugar sendo por isso eliminada da competição. No Europeu de 1996 a Escócia não conseguiu melhor que o 3º lugar do grupo apesar de empatar a zero contra a Holanda e vencer a Suíça por 1-0. Com os mesmos prontos que a Holanda, a equipa escocesa não seguiu em frente na competição devido à diferença de golos. No Mundial de 1998 a Escócia terminou no último lugar do grupo sendo eliminada da competição. A selecção escocesa não conseguiu qualificar-se nos anos seguintes nem para o Mundial nem para a Europeu. Contudo, a equipa que tem uma larga e importante história no futebol tem lutado para obter melhores resultados de forma a regressar às grandes competições internacionais.