Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Equador?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

No começo do ano 1925 foram organizados vários campeonatos amadores de futebol nas províncias de Guayas e Pichincha. A 30 de Maio do mesmo ano, foi fundado a Federação Desportiva Nacional do Equador. Passados três anos organizou-se os Jogos Bolivianos de Bogotá, e o Equador enviou uma equipa da futebol para competir. A Selecção do Equador jogou o seu primeiro jogo oficial a 8 de Agosto de 1928 contra a Bolívia terminando o jogo empatado a uma bola. Em 1930 a equipa equatorial foi convidada para jogar na Taça do Mundo, contudo, a selecção recusou-se a pagar um contribuição monetária para a competição, ficando assim de fora. Devido a isto, o Equador esperou 72 anos para voltar a participar na Taça do Mundo. Para o Mundial de 1966 a equipa esteve muito perto de passar na fase de qualificação contudo o Equador perdeu 1-2 frente ao Chile o que o eliminou da competição.

equador mundial 2006 alemanha

Equipa do Equador no Mundial de 2006 na Alemanha

Na Taça América de 1993 o Equador ficou no Grupo A com O Uruguai, Venezuela e os Estados Unidos. Bateu a Venezuela por 6-1, ganhou o jogo frente aos Estados Unidos por 2-0 e derrotou o Uruguai por 2-1. Desta forma, o Equador passou para a fase seguinte sendo 1º lugar no seu grupo. Nos quartos-de-final enfrentou o Paraguai, vencendo o Equador por 3-0. Nas meias-finais o clube jogou frente ao México, saindo este vencedor por 2-0.

Em 1996 a jogar para a a qualificação da Taça do Mundo 1998, o Equador não conseguiu bons resultados, sendo eliminado da competição. Um dos resultados mais históricos da selecção do Equador aconteceu no dia 28 de Março de 2001, ao venceu o Brasil por 1-0 para a qualificação da Taça do Mundo de 2002. Os jogos seguintes foram complicados para a equipa, no entanto, com toda a força de vencer e o grande desejo de ir ao Mundial, a equipa conseguiu atingir o objectivo. Finalmente, o Equador conseguiu a qualificação para o Mundial, maior campeonato de futebol. E equipa do equador ficou no Grupo G com o México, Itália e Croácia. Perdeu frente à Itália e o México mas conseguiu uma vitória contra a Croácia, valendo-lhe 3 pontos. No fim das contas, o equador ficou no último lugar do seu grupo e foi eliminado. Apesar da rápida eliminação, foi uma grande conquista para a equipa do Equador.

Equador 2014

Equipa do Equador no Mundial do Brasil em 2014

Na selecção do Equador conseguiu a novamente a qualificação para o Mundial na Alemanha em 2006. Ficou no Grupo A com a Alemanha, Polónia e Costa Rica. Venceu frente à Polónia por 0-2, derrotou a Costa Rica por 3-0 mas perdeu contra a Alemanha. No fim dos jogos e feitas as contas, o Equador conseguiu seis ponto, ficando em 2º lugar e seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final, defrontou a Inglaterra, saindo esta vencedora por 1-0. Para o Campeonato do Mundo de 2010 na África do Sul, o Equador não conseguiu passar a fase de qualificação, ficando de fora da competição.

Passados quatro anos, o equador voltou ao Mundial, conseguindo a qualificação para o Campeonato do Mundo em 2014 no Brasil. Ficou no Grupo E com a França, Suíça e Honduras. Perdeu 2-1 frente à Suíça, derrotou as Honduras por 1-2 e empatou a zero contra a França. Desta forma, terminou no 3º lugar do grupo não sendo suficiente para seguir em frente na competição.