Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Elche?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Manuel Martínez Valero
Manuel Martínez Va
  • País: Espanha
  • Cidade: Elche
  • Capacidade: 3.607

Ver ficha

O Elche Club de Futebol foi fundado nos finais de agosto de 1922, fruto da união de vários clubes da cidade, tais como, o Illice, o Sporting e o Ginastica Elche, todos fundados em 1908. Esta união foi decidida numa reunião nas cavernas junto ao rio Vinalopó, onde costumavam guardar material pirotécnico. O Elche foi registado na Federação Valenciana de Futebol no dia 10 de janeiro de 1923. O seu primeiro nome era Elche Football Club, isto até à temporada de 1939-1940, altura em que se proibiram os estrangeirismos nos nomes de futebol, passando então o clube a chamar-se Elche Club de Futebol. A 17 de Outubro de 1926, o Elche inaugurou o Campo de Altabix, com um jogo amigável contra ao Levante, terminando o jogo empatado.

elche 1

Equipa do Elche em 1923

O Elche começou na temporada de 1929-1930 a jogar na terceira divisão, recém-criada, e os resultados foram bastante bons, terminando o campeonato em 2º lugar. Foi na temporada de 1933-1934 que conseguiu o o segundo lugar na terceira divisão, garantindo assim a subida à segunda divisão. Na temporada seguinte a equipa do Elche, fez uma boa prestação, terminando o campeonato n0 4º lugar da segunda divisão. Em 1936 a 1939 foi a guerra civil espanhola, não havendo campeonato espanhol, contudo, o Elche continuou a fazer jogos amigáveis contra Hercules CF, Eldense, Crevillente, Alicante CF, Real Murcia CF, entre outros. Depois de terminada a guerra, o Elche voltou a jogar na segunda divisão, no entanto, com um péssimo resultado, voltou a descer à terceira divisão.

Na temporada 1940-1941 terminou em 2º lugar na terceira divisão, voltando assim a subir à segunda divisão. Contudo, o futebol do Elche não era suficiente e em 1942-1943 voltou a descer a terceira divisão. Permaneceu nesta durante 5 anos e, apesar de, ficar praticamente sempre no topo da tabela nunca conseguiu subir, a não ser em 1948-1949. A sua volta à segunda divisão não correu da melhor forma e voltou então a descer à terceira divisão por ter terminado o campeonato em 14º lugar. Em 1953, o Elche esteve em riscos de desaparecer, devido a problemas no interior da cooperativa, da sua gestão e por falta de receitas. No entanto, conseguiu ultrapassar a crise, criando o sistema de bilhetes de época para os adeptos do clube. Deste modo, as receitas subiram e o Elche conseguiu manter-se no mundo do futebol. No fim dos anos 50, os resultados do Elche foram melhores. Em 1957-1958 foi campeão da terceira divisão e na temporada seguinte foi campeão da segunda divisão, dando-lhe assim, acesso ao seu grande sonho – a primeira divisão.

A sua estreia na primeira divisão, já no fim dos anos 50, foi muito boa tendo em conta que o Elche era um recém-chegado. Terminou a temporada 1959-1960 em 10º lugar, sendo um ano histórico para o clube. O Elche conseguiu manter-se na primeira divisão por 12 anos consecutivos, sendo o seu melhor resultado em 1963-1964 o 5º lugar no campeonato. Na temporada de 1968-1969 o Elche ficou no 9º lugar no campeonato e conseguiu chegar à final da Taça do Rei, perdendo frente ao Atlético de Bilbao. No início dos anos 70 o Elche voltou a cair, terminando o campeonato em 15º lugar, descendo assim novamente à segunda divisão. Só dois anos mais tarde é que o Elche conseguiu voltar à primeira divisão. Manteve-se nesta durante 5 anos até que terminou o campeonato em 17º lugar, voltando assim a descer à segunda divisão. Os anos 70 ficaram então marcados pela incerteza, pois o Elche, mesmo nos 5 anos em que esteve na primeira divisão, nunca conseguiu alcançar bons resultados, terminando sempre os campeonatos perto da linha de descida. Durante estes anos, houve uma data que marcou para sempre a história do clube. Foi a 8 de Setembro de 1976 que o Elche inaugurou o novo Estádio Elche Club de Futebol, que mais tarde viria a ser chamando de Martinez Valero.

Nos anos 80 ficaram marcados pelas descidas e subidas à primeira divisão. Em 1980 estava a jogar na segunda divisão e só conseguiu subir à primeira divisão em 1984. Nesta permaneceu 1 ano, pois terminando o campeonato em 17º lugar, voltou a descer à segunda divisão. Foi preciso esperar mais 3 anos para ver o Elche jogar novamente na primeira divisão, em 1988-1989. Contudo, a sua volta não correu bem, terminou o campeonato em 20º lugar, voltando, mais uma vez, à segunda divisão.

Elche

Equipa do Elche na temporada de 2013-2014 num jogo contra o Osasuna.

No início dos anos 90, o Elche desce à segunda divisão B, pela primeira vez. Permaneceu nesta desde 1991 até 1997. Na temporada de 1996-1997, o Elche conseguiu finalmente terminar em 3º lugar conseguindo assim o acesso à segunda divisão. Contudo, esta volta não correr bem, terminou o campeonato em 19º lugar, voltando novamente a descer à segunda divisão B. As suas prestações na Taça do Rei também não foram boas, não conseguiu passar dos trinta-e-dois-avos de final, perdendo frente ao Novelda Club de Futebol por 1-0. Na temporada de 1998-1999, o Elche alcançou a terceira posição na segunda divisão B conseguindo mais uma vez a subida à segunda divisão.

Foi então no início do novo século que o Elche conseguiu ganhar estabilidade e conseguiu manter-se na segunda divisão durante 14 anos. Em 2004-2005 apesar de ficar em 10º lugar no campeonato, conseguiu chegar aos oitavos-de-final da Taça do Rei mas perdeu frente ao Numancia. Nas temporadas seguintes, conseguiu manter-se na segunda divisão, mas sempre a meio da tabela, não mostrando grandes resultados. A sua melhor temporada foi em 2010-2011 que terminou em 4º lugar, mas não conseguiu passar da terceira ronda da Taça do Rei. Em 2012-2013, o Elche conseguiu a tão aguardada subida à primeira divisão, terminando a temporada em 1º lugar na segunda divisão. A sua volta à primeira divisão, que já não acontecia à muitos anos, foi estável já que alcançou o 16º lugar na primeira divisão, conseguindo desta forma, a manutenção na Liga BBVA. No entanto, não conseguiu passar dos trinta-e-dois avos de final da Taça do Rei, perdendo frente ao Villarreal.