Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Dnipro?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Dnipro-Arena
Dnipro Arena
  • País: Ucrânia
  • Cidade: Dnepropetrovsk
  • Capacidade: 31.003

Ver ficha

O Dnipro foi fundado em 1918 pela fábrica Petrovsky e era inicialmente chamado de BRIT, a sigla de Brianskyi Robitnychyi Industrialnyi Tekhnikum. Durante a Primeira Guerra Mundial o clube foi banido das competições e apenas voltaria a ganhar vida em 1925, quando a 9 de Maio uma nova equipa foi fundada na cidade, usando o nome de Petrovsky Factory nas primeiras competições em que participara, sendo que durante 1926, Petrovets seria estabelecido como nome do clube. Mas o clube não parava de dar voltas, e em 1936 foi inscrito nas competições da URSS sob o nome de Stal. Depois de três campeonatos disputados inicia-se a Segunda Guerra Mundial e o clube volta a ficar em stand by. Em 1947, com o final da guerra o clube funde-se com o Dynamo Dnipropetrovsk, passando a chamar-se Metalurh. Este foi o nome do clube até 1961, sendo este o seu período de maior estabilidade tendo-lhe valido uma presença na final da Taça da URSS em 1954.

Chegada a década de 61, vinham mais mudanças, e em 1961 o clube passou a ter o patrocínio da Yugmash, uma das maiores empresas da URSS, fundada pelo ministério da defesa soviético, que mudou o nome do clube para Dnepr. 3 anos depois o clube finalmente atingiu a primeira liga soviética, mas foi apenas em 1968 que os resultados começaram a melhorar com a chegada de Valery Lobanovsky para o cargo de treinador e em 1972 o Dnepr classificava-se na sexta posição da tabela, sendo este o seu melhor resultado de sempre na altura. Infelizmente as boas exibições não chegaram longe e em 1978 o clube desceu novamente de divisão e por lá ficou por dois anos. Depois desta curta passagem pela segunda liga, a direcção do clube contratou Volodymyr Yemets e Hennadiy Zhizdik para a equipa técnica,  passando o clube a ser um dos mais cotados para a conquista do campeonato, alcançando mesmo o êxito por duas vezes, nas temporadas de 1983 e 1988.

Depois da queda da URSS, em 1990, o clube passou a competir no campeonato ucraniano e o seu nome voltou a mudar para a versão ucraniana de Dnepr – Dnipro. Impulsionado pela fase que vivia na Liga da URSS, o Dnipro conseguiu a contratação de jogadores reputados e continuou a ser uma das equipas mais fortes do campeonato, o que se verifica ainda nos dias de hoje, apesar de se verificar também que o clube não conseguiu conquistar nenhum título nacional, sendo os seus melhores resultados um 2º lugar em 1993 e cinco terceiros lugares entre 1992 e 2004. O seu principal rival é claramente o Shaktar Donetsk, responsável pelas derrotas do Dnipro nas três vezes em que chegou à final da Taça da Ucrânia, em 1995, 97 e 2004. No entanto, apesar do jejum de títulos do clube, o seu plantel não tem falta de qualidade e o Dnipro é temido por qualquer adversário que enfrente.