Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Dinamo Moscovo?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Dinamo Moscovo é um clube russo com descendência remontante a 1887 no clube fabril Morozovtsi Orekhovo-Zuevo Moskva. Em 1906 a equipa sofreu uma alteração nominal passando então a chamar-se OKS Moskva e foi sob essa denominação que venceu as suas primeiras ligas moscovitas. Depois da ravolução russa o clube ficou sob as ordens do chefe da primeira polícia secreta russa – Felix Dzerzhins. Em 1923 o clube foi novamente renomeado, desta vez para o ainda actual Dinamo Moscovo e passou a ter uma imagem intimidante perante os outros clubes, e principalmente claques devido às suas íntimas relações com a polícia secretra conhecida pelos seus crimes violentos.

Os primeiros notáveis títulos do clube aconteceram já na decada de trinta quando venceram a liga da URSS por duas vezes consecutivas, em 1936 e 1937 e ainda a taça nacional neste mesmo ano. Na década de quarenta repetiram-se os títulos, tendo o primeiro sido logo em 1940 e o segundo em 1945, ano também em que o Dinamo se tornou o primeiro clube russo a fazer uma digressão pelo Reino Unido, agradando a todos os russos com notáveis prestações frente ao Cardiff (vitória por 10-1), Arsenal (vitória por 4-3) e dois empates diante do Glasgow Rangers e do Chelsea, 2-2 e 3-3, respectivamente.

Depois da inturrupção competitiva causada pela segunda guerra mundial o Dinamo reapareceu em grande forma, tendo conquistado cinco títudos nacionais e ainda uma taça da URSS nos dez anos passados entre 1949 e 1959. Depois de uma década de 60 adormecida, o clube iniciou os anos 70 com uma grande prestação na Liga dos Campeões da temporada 1971/72 onde atingiu a final da prova, acabando por deixar o título escapar para o Glasgow Rangers depois de ser derrotado por 3-2.

Depois de ser o primeiro clube russo a atingir a final de uma competição europeia, o Dinamo continuou adormecido até 1976, ano em que venceu o seu 11º título de campeão da URSS.

Mais recentemente, na temporada 2009/2010 o clube voltou a qualificar-se para as pré-eliminatórias da Champions mas acabou afastado pelo Celtic, caindo assim para a Liga Europa onde foi também afastado no play-off pelos búlgaros do CSKA de Sofia.

Na temporada 2012/2013 o clube teve um mau ínicio na Liga Russa perdendo os 5 primeiros jogos, mas depois de uma mudança no comando técnico da equipa o Dinamo ficou apenas a dois pontos de uma qualificação europeia.