Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Dinamarca?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação Dinamarquesa de Futebol foi fundado em 1889 mas o seu primeiro triunfo nas competições internacionais só aconteceu em 1962 no Campeonato da Europa, terminando no 4º lugar. Nas qualificações para o Campeonato do Mundo de 1982, a Dinamarca conseguiu somar 8 pontos, mas o mais importante foi a vitória por 3-1 frente à Itália. Ainda assim, a selecção dinamarquesa não conseguiu passar à fase seguinte. Contudo, a Dinamarca conseguiu qualifica-se para o Europeu de 1984 e chegou às meias-finais. Nesta fase a Dinamarca jogou contra Espanha e acabou por perder por 5-4 nas grandes penalidades. Foi um forte desempenho, mas não foi suficiente para chegar à final.

No Mundial de 1986 a Dinamarca fez uma óptima prestação. Terminou no 1º lugar do grupo depois de venceu a Escócia por 1-0, derrotou a Alemanha por 2-0 e goleou o Uruguai por 6-1. Nos oitavos-de-final enfrentou a Espanha e sofreu uma pesada derrota ao perder por 5-1. no entanto, este foi mais uma demonstração da força e garra da então chamada “Dinamáquina”. Nas competições internacionais seguintes, os resultados não foram os melhores, sofrendo várias derrotas e nem se conseguiu qualificar para o Campeonato do Mundo de 1990.

dinamarca 1992 euro

Dinamarca campeã europeia em 1992

Nas qualificações do Campeonato da Europa de 1992 a Dinamarca não conseguiu o apuramento, perdendo o lugar para a Iugoslávia. No entanto, devido as sanções internacionais à Iugoslávia devido à guerra, a Dinamarca qualificou-se apesar de terminar no 2º lugar do grupo. Apesar da dificuldade em conseguir o apuramento, a sua prestação na competição foi uma das melhores de sempre. Integrou o Grupo A com a Suécia, França e Inglaterra. Empatou a zero contra a equipa inglesa, perdeu por 1-0 contra a Suécia e derrotou a França por 1-2. Assim sendo, conseguiu arrecadar três pontos que lhe deram o segundo lugar do grupo e assim seguiu para as meias-finais. Nesta fase encontrou pela frente a Holanda, jogo que terminou 2-2 aos 90 minutos. O jogo foi até às grandes penalidade, saindo a Dinamarca vitoriosa por 5-4. Na grande final a equipa dinamarquesa jogou contra a Alemanha, e por incrível que pareça, a Dinamarca ganhou o jogo por 2-0 sendo a grande campeã da Europa.

Para o Mundial de 1994 a Dinamarca não conseguiu qualificar-se, contudo, em 1995 venceu a Taça das Confederações ao derrotar a Argentina na final por 2-0. No Campeonato da Europa de 1996 a equipa dinamarquesa decepcionou com fracos resultados, tendo em conta que em 1992 foi a grande campeã. No Campeonato do Mundo de 1998 a Dinamarca conseguiu qualificar-se a passou a fase grupo no segundo lugar do grupo C. Nos oitavos-de-final enfrentou a Nigéria e venceu por 4-1  mas nos quartos-de-final acabou por perder contra o Brasil por 3-2.

dinamarca 2014

Equipa da Dinamarca em 2014

A Selecção da Dinamarca conseguiu qualificar-se quer para o Mundial de 2002 quer para o Europeu de 2004, mas apesar de alguns resultados impressionantes, a verdade é que não foram suficientes para chegar longe. Em 2002 a Dinamarca foi derrotada pela Inglaterra nos oitavos-de-final e em 2004 perdeu nos quartos-de-final frente à República Checa. Para o Mundial de 2010 a selecção da Dinamarca conseguiu a muito custo a qualificação e integrou o grupo com o Japão, Camarões e Holanda. A equipa não conseguiu fazer boas prestações e muito se deveu a várias lesões que os jogadores sofreram. No Campeonato da Europa de 2012 a Dinamarca conseguiu uma vez mais a qualificação, terminando no 1º lugar do grupo. Na fase de grupos as suas exibições não foram as melhores e não conseguiram melhor que o 3º lugar do grupo, sendo por isso eliminados. Para o Mundial de 2014, no Brasil, a selecção dinamarquesa não conseguiu a qualificação, no entanto, é uma equipa cheia de história com muita garra e vontade de vencer.