Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Dijon FCO?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Gaston Gérard
Gaston Gérard
  • País: França
  • Cidade: Dijon
  • Capacidade: 20.099

Ver ficha

A história do Dijon FCO começa em 1903 com a fundação do clube Cercle Laïque Dijonnais, que em 1913 foi implementada uma secção de futebol. No decorrer da Segunda Guerra Mundial, este clube altera o seu nome para Cercle Sportif Dijonnais e funde-se passado uns tempos com o FC Dijon. Esta novo clube, com o nome Cercle Sportif Laïque Dijonnais começa por jogar na Divisão de Honra desde a sua criação em 1945. Nos primeiros anos da sua existência, este clube jogou essencialmente nos campeonato regionais e no campeonato de futebol amador. Nos anos 70, vários clube pequenos da região fundiram-se para formar o Dijon Football Club. Este clube começou bastante bem em no fim dos anos 80 conseguiu subir à segunda divisão. Contudo, depois das boas temporada o clube acabou por morrer devido a problemas financeiros e desportivos. Enquanto isto, um outro clube, FC Dijon, conseguiu florescer e atingiu o mesmo nível que o Cercle Dijon, o campeonato de futebol amador de França.

dijon 2010-2011

Equipa do Dijon na temporada 2010-2011

Em 1998 os dois principais clube da cidade decidiram fundir-se, o Cercle Dijon e o Fc Dijon, de forma a criar um grande clube de futebol na cidade. Desta fusão nasceu um novo clube com o nome Dijon Football Côte-d’Or. Na sua primeira temporada, em 1998-1999, o Dijon FCO jogou no campeonato de futebol amador, terminando em 5º lugar. Apesar de não ser uma mau resultado, não foi suficiente para a subida de divisão. Esta só aconteceu na temporada seguinte, sob o comando do treinador Daniel Joseph, ao alcançar o 2º lugar. Na temporada 2000-2001 o clube jogou então no Campeonato Nacional mas não conseguiu atingir bons resultados. Terminou no 16º lugar, ficando assim muito longe de subir de divisão. Jogou nesta campeonato nacional mais três temporadas. Em 2002-2003 ficou muito perto da subida ao conquistar o 4º lugar. No entanto, foi em 2003-2004 que o Dijon FCO garantiu um lugar na Ligue 2 ao terminar o campeonato em 3º lugar.

Na estreia do Dijon na Ligue 2 e sob o comando de Rudi Garcia, o clube conseguiu o excelente lugar ao terminar em 4º lugar na tabela classificativa. Foi também nesta temporada, 2004-2005 que o clube conseguiu alcançar os oitavos-de-final da Taça da Liga Francesa, no entanto, foi derrotado pelo Clermont Foot por 4-0. Na temporada seguinte os resultado foram tendencialmente piores ao ficar em 5º lugar na Ligue 2, contudo, para uma equipa recém-chegada o clube fez uma óptima prestação. Na Taça de França chegou aos oitavos-de-final, um dos melhores resultado do Dijon nesta competição. Foi derrotado pelo FC Nantes por 3-0. Na temporada 2007-2008 o clube caiu bastante na tabela ficando muito perto de descer de divisão. Não conseguiu melhor que o 17º lugar e desta forma foi por muito pouco que não caiu para o campeonato nacional.

dijon

Festejos dos jogadores do Dijon em 2011 ao conseguirem a ascensão à Ligue 1

Nas temporada 2008-2009 e 2009-2010 o Dijon terminou a meio da tabela classificativa, em 8º e 9º lugar, respectivamente. Em 2010-2011 houve na Ligue 2 uma grande surpresa pois o Dijon com toda a garra e força de vencer conseguiu subir na tabela e terminar em 3º lugar. Foi então este lugar que lhe garantiu o acesso, pela primeira vez na sua história, à grande Ligue 1. A sua prestação nesta competição, onde participam as melhores equipas de França e na maioria, clube com grande história no mundo do futebol, o Dijon não conseguiu melhor que o 19º lugar. Desceu assim novamente para a Ligue 2 mas foi sem dúvida um grande marco para o clube. Em 2012-2013 os resultado não foram tão bons como em 2011, acabando o campeonato no 7º lugar. Na temporada seguinte o clube conseguiu melhorar um pouco a qualidade das suas exibições e alcançou o 6º lugar, ficando ainda longe da subida de divisão, mas garantindo a manutenção na Ligue 2.