Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Deportivo da Corunha?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio de Riazor
Riazor
  • País: Espanha
  • Cidade: Corunha
  • Capacidade: 34.600

Ver ficha

O Deportivo da Corunha nasceu a 2 de Março de 1906, com o nome oficial de Club Deportivo Sala Calvet, por um grupo de atletas liderado por Federico Fernandez-Calvet. Passados três anos, o Rei  Alfonso XIII concedeu ao clube o título de Real, sendo então denomindado como Real Club Deportivo de Corunha. O primeiro sucesso do clube foi na Taça do Rei em 1910. Chegou à final da competição mas perdeu frente ao Barcelona. Nos anos seguintes, antes da existência do campeonato espanhol, o Deportivo da Corunha, jogou alguns anos no Campeonato da Galiza, sendo campeão nas temporadas 1926-1927 e 1927-1928. Só em 1929, com o início do campeonato nacional espanhol, o Desportivo da Corunha começou a jogar no grupo 1 da segunda divisão, pois não conseguiu chegar a uma posição que lhe desse acesso à primeira divisão. Na estreia da segunda divisão, a sua prestação não foi a esperada, pois terminou a temporada no 8º lugar, apenas a três pontos acima da descida para a terceira divisão.

deportivo da corunha

Equipa do Deportivo da Corunha quando venceu o primeiro campeonato espanhol em 2000.

O Deportivo da Corunha permaneceu na segunda divisão durante 10 anos. Os resultados foram melhorando com o passar dos anos, chegando a ficar no 5º lugar na temporada 1032-1933. Na Taça do Rei, marcou sempre presença, mas sem conseguir obter grandes resultados sendo que o melhor foi a chegada aos quatros-de-final. Só no início dos anos 40 é que o Deportivo da Corunha alcançou o terceiro lugar na segunda divisão, tendo assim acesso, pela primeira vez, à 1ª divisão. A sua estreia na competição de ouro espanhola, até correu bastante bem para uma equipa recém-chegada, conseguindo alcançar o 4º lugar no campeonato. Foi um grande momento para a história do clube, que para além de alcançar a primeira divisão, conseguiu o excelente quatro lugar. Durante os anos 40, o Deportivo da Corunha manteve-se praticamente sempre no fundo da tabela, chegando mesmo a descer à segunda divisão dois anos. Contudo, foi desde 1948-1949 que o clube conseguiu ganhar estabilidade e permanecer durante vários anos na primeira divisão.

Os anos 50 ficaram, sem dúvida, marcados na história do clube, pois para além de conseguir manter-se na primeira divisão, alcançou o segundo lugar na temporada 1949-1950. Quanto à Taça do Rei, o Deportivo da Corunha conseguiu sempre marcar presença na competição mas sem bons resultados. Já no fim dos anos 50, as prestações do Deportivo da Corunha começaram a piorar e na temporada 1956-1957 terminaram no 15º lugar, descendo então à segunda divisão. Nesta permaneceram durante cinco anos, sendo que, em 1961-1962 conseguiram mais uma vez alcançar a primeira divisão. Os anos 60, ficaram marcados na história do clube pelos altos e baixos. O Deportivo da Corunha, nesse tempo, tanto estava na primeira divisão, como no ano seguinte, voltava a descer.

Os anos 70 começaram bem para o Deportivo, terminando em 3º lugar da segunda divisão, conseguiram então em 1970-1971 a subida para a primeira divisão. Contudo, nas duas temporadas que fizeram, o clube esteve sempre no fim da tabela classificativa acabando mesmo por voltar à segunda divisão em 1973-1974. Estava então para vir o pior momento do Deportivo da Corunha. Foi em 1974-1975, em que o clube desceu à terceira divisão pela primeira e única vez da sua história. Aqui começa o momento mais negro do Deportivo da Corunha. Apesar de na temporada seguinte já jogar na segunda divisão, o clube permaneceu nesta durante 16 anos, sendo que num deles chegou mesmo a jogar na segunda divisão B. Durante todos esses anos, o melhor resultado do clube foi na Taça do rei em 1988-1989, onde chegou às meias-finais, perdendo frente ao Valladolid por 1-2.

No início dos anos 90, o o Deportivo da Corunha conseguiu finalmente alcançar o segundo lugar da segunda divisão, subindo então novamente para a primeira divisão. Em 1991-1992, apesar de ficar em 17º lugar no campeonato, conseguiu a manutenção e chegou às meias-finais da Taça do Rei perdendo frente ao Atlético de Madrid. Na temporada seguinte, o Deportivo da Corunha alcança um dos lugares do topo no campeonato espanhol, terminando em 3º lugar. Contudo, foi nas temporadas 1993-1994 e 1994-1995 que o clube ficou em segundo lugar no campeonato e ganhou, nesta última temporada, a Taça do Rei. Na Taça UEFA chegou aos oitavos-de-final. Foram duas temporadas fantásticas para o Deportivo da Corunha. Nos anos seguintes, conseguiu manter-se na primeira divisão, com bons resultados e ganhou em 1995-1996 a primeira Supertaça de Espanha, ganhando ao Real Madrid e chegou às meias-finais da Recopa, perdendo frente ao Paris S.G. Em 1996-1997 ficou em terceiro lugar do campeonato e em 1998-1999 chegou às meias-finais da Taça do Rei, perdendo 1-0 frente ao Atlético do Madrid.

deportivo da corunha

Festejos da equipa do Deportivo da Corunha ao vencer a Taça do rei em 2001-2002.

O início do novo milénio foi o ano de ouro do Deportivo da Corunha, pois em 1999-2000 alcançou o tão desejado troféu de Campeão Espanhol, dando-lhe assim acesso às competições europeias. Nas duas temporadas seguintes, ficou em 2º lugar no campeonato, mas em 2000-2001 venceu a Supertaça de Espanha e marcou presença pela primeira vez na Liga dos Campeões. A sua estreia nesta competição, foi bastante boa, chegando aos quartos-de-final perdendo frente ao Leeds United. Na temporada de 2001-2002, venceu a Taça do Rei e chegou novamente aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, perdendo contra o Manchester United. Em 2002-2003, apesar de ter ficado apenas em 3º lugar do campeonato, foi à meia-final da Taça do Rei, venceu novamente a Supertaça de Espanha e chegou aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na temporada seguinte, voltou a ficar em 3º lugar no campeonato mas chegou ás meias finais da Liga dos Campeões, perdendo frente ao FC Porto. Desde aqui, que as suas prestações no campeonato foram caindo, permanecendo sempre na primeira divisão, mas ficando sempre a meio da tabela classificativa. Em 2005-2006, terminou o campeonato no 8º lugar, perdeu nas meias-finais da Taça do Rei frente ao Valência e chegou à final da Taça Intertoto, perdendo frente ao Marselha. Em 2008-2009, terminou o campeonato apenas na 7ª posição, mas conseguiu vencer a Taça Intertoto, dando-lhe assim acesso à Taça UEFA. Contudo, nesta não passou dos dezasseis-avos, perdendo frente ao Aalborg BK.

Na temporada de 2010-2011, o Deportivo da Corunha voltou aos maus resultados terminando o campeonato em 18º lugar, descendo assim à segunda divisão. Tal não acontecia à 20 anos. Na temporada seguinte, na segunda divisão, alcançou o primeiro lugar, garantindo assim a volta à primeira divisão. No entanto, a sua volta não correu da melhor forma, terminando o campeonato na 19ª posição, voltando assim a descer à segunda divisão. Na temporada de 2012-2013, jogou então na segunda divisão, terminando em segundo lugar, garantindo mais uma vez a sua volta à primeira liga.