Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Crotone?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

estadio Ezio Scida
Ezio Scida
  • País: Itália
  • Cidade: Crotone
  • Capacidade: 9.631

Ver ficha

O primeiro clube de futebol em Crotone foi fundado em 1923 com o nome de Sociedade Desportiva Crotona, tendo como presidente o Adolfo Asturi. Começou por participar em pequenos campeonatos, como também, em alguns jogos da Primeira divisão Calabria. Em 1924 o clube filiou-se à FIGC. Em 1927 alterou um pouco o seu nome passando a denominar-se Sociedade Desportiva Crotone. De 1927 a 1937 os jogos do campeonato regional foram disputados, contudo, não se sabe ao certo se o clube participou ou não. Em 1937 o clube alterou novamente o seu nome, passando a chamar-se, Sociedade Desportiva Fascista Crotone. Nesta época participou no campeonato regional da Prima Divisione na Zona Calabria. Em 1940, as actividades desportivas foram suspensas devida aos conflitos armados. Em 1945 o clube renasceu e com outro nome, passando a ser o União Desportiva Crotone. Passou então a jogar na Série C da Liga Nacional Centro-Sudoeste.

O Crotone jogou na Série C até 1952, ano em que terminou o campeonato em 10º lugar e assim desceu para a IV Série. Jogou nesta competição por mais 7 temporadas, sem alcançar bons resultados. Já no fim dos anos 50, o Crotone  alcançou o óptimo 1º lugar e assim retornou à Serie C. Na sua volta o clube terminou no 6º lugar, sendo um bons resultado pois assim conseguiu a manutenção. Contudo, em 1961-1962 ficou muito perto de nova descida de divisão, que não aconteceu pois venceu o play-off. Apesar de todos os esforços dos jogadores, em 1963 o Cortone acabou por descer de divisão, para a Série D, depois de terminar em 17º lugar. Esta descida foi por muito pouco tempo, pois na temporada 1963.1964 alcançou o 1º lugar e assim subiu novamente a Série C. Jogou na Série C durante 14 nos consecutivos. Na maioria das temporadas o clube não conseguiu chegar perto do topo da tabela, bem pelo contrário, terminou na maioria das vezes muito perto da linha de descida de divisão. Tal descida acabou por acontecer em 1978 ao terminar o campeonato em 19º lugar. Nesta altura já os campeonatos na Itália tinham sido re-estruturados, descendo então para a Série C2. Contudo o clube não foi admitido pela FIGC na Série D. Desta forma, foi fundado um novo clube, o Associação Desportiva Crotone e começou a jogar na Prima Categoria Calabrese.

crotone 1999-2000

Equipa do Crotone na temporada 1999-2000

Na temporada 1979-1980 o Cortone alcançou o 1º lugar na Prima Categoria, subindo então para a Promozione. Na temporada seguinte, voltou a terminar no excelente 1º lugar e assim subiu ao Campeonato Interregional. Permaneceu neste durante três temporadas e sempre com bons resultados. Em 1984 conquistou o 1º lugar e assim conseguiu a promoção para a Série C2. A sua subida a esta divisão foi muito curta por apenas uma temporada. Não conseguiu melhor que o 18º lugar descendo novamente para o Campeonato Interregional. Em 1986 o clube voltou a mudar o seu nome, desta vez para algo bastante diferente. Passou então a denominar-se por Associação Kroton Calcio. Na temporada 1986-1987 o clube consegue o 1º lugar e assim volta à Série C2. Nesta temporada o nome do clube volta a mudar, sendo só Kroton Clacio S.r.l. Conseguiu manter-se na Série C2 durante quatro temporadas. Os resultados não foram muito maus, mas com o passar dos anos pioraram. Na temporada 1990-1991 o clube desceu para o Campeonato Interregional depois de terminar em 15º lugar na Série C2.

No início dos anos 90 a jogar na Série C2, o clube terminou em 15º lugar, descendo para o Campeonato Interregional. Contudo, na temporada seguinte o clube não foi admitido neste campeonato. Em 1991-1992 jogou na Prima Categoria Calabrese, conseguindo bons resultados e subiu para a Promozione Calabria. Em 1994 o clube voltou a alterar o seu nome, passando a chamar-se Football Club Crotone Calcio. Neste ano subiu para o Campeonato Nacional Dilettani, onde jogou por duas temporadas. Em 1997 alcançou o 1º lugar garantindo assim um lugar na Série C2. Na sua volta a esta competição, o clube conseguiu um excelente resultado, o 1º lugar. Desta forma, jogou no play-off de apuramento para a Série C1, de onde saiu vencedor. De 1998-1999 terminou em 9º lugar na Série C1 e na temporada seguinte alcançou o 1º lugar dando-lhe assim acesso, pela primeira vez na sua história, à Serie B.

Com a entrada do novo milénio, o clube voltou a mudar o seu nome, passando a denominar-se por Fottball Club Crotone. Na temporada 2000-2001 terminou em 9º lugar na Série B, que não sendo um dos melhores resultados, conseguiu a manutenção. Contudo, na temporada seguinte, o Crotone escorregou na tabela classificativa, acabando o campeonato em 20º lugar. Desta forma, retornou para a Série C1 onde jogou apenas por duas temporadas. Em 2004 ficou em 2º lugar, venceu o play-off e assim voltou para a Série B. Permaneceu nesta por mais três temporadas mas sem conseguir alcançar bons resultados. Em 2007 terminou o campeonato em 21º lugar voltando, uma vez mais, a descer para a Série C1. Na temporada 2007-2008 ficou em 3º lugar no grupo B, não conseguiu vencer o play-off e assim desceu para o recente campeonato, Lega Pro Prima Divisione. Na temporada seguinte, alcançou o 3º lugar, venceu no play-off retornando para a Série B. Nas temporadas seguinte, o clube conseguiu manter-se na Série B, terminando praticamente sempre a meio da tabela. Na temporada 2013-2014 ficou muito perto de subir de divisão. Terminou em 6º lugar, jogou o play-off para subir à Série A mas perdeu nos quartos-de-final frente ao Bari.