Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Croácia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O futebol foi introduzido na Croácia por ingleses que trabalhavam em projectos industriais em 1873. Em 1907 foram formados vários clube no país, com uma edição das regras do futebol traduzidas. Antes da independência da nação os jogadores jogavam em equipas do Reino da Iugoslávia e da República Federal Socialista da Jugoslávia. Em 1918-1919 as equipas participaram em alguns jogos não-oficiais. Em 1940 existiu uma equipa não oficial que disputou vários jogos amigáveis. A 17 de Julho de 1941 a Federação Croata de Futebol tornou-se activa e a selecção croata jogou 14 jogos amigáveis como membro da FIFA.

croacia 1940

Equipa da Croácia em 1940

Apesar de tudo e de todas as lutas políticas instaladas no país e por todo o mundo, a Selecção da Croácia disputou vários jogos ao longo de vários anos. Contudo a sua formação oficia data a 16 de Maio de 1991, quando jogou frente a Suécia, pouco antes da independência da Croácia. Em Abril de 1993 a equipa filiou-se à UEFA o que permitia ao país participar no Euro e na Taça do Mundo. Em 1994 entrou nas eliminatória para a Taça do Mundo. Em 1994 e 1995 disputou a qualificação para o Euro de 1996, começando com uma vitória de 2-0 sobre a Estónia mas depois perdeu 1-0 frente à Ucrânia. Apesar disto a selecção croata conseguiu a qualificação chegou aos quartos-de-final onde foi derrotada por 1-2 pela Alemanha, esta que venceu a competição.

Na Taça do Mundo de 1998 a Croácia conseguiu a qualificação ao vencer a Ucrânia. Na fase de grupos a selecção croata venceu a Jamaica e a Roménia mas perdeu frente à Argentina. Nos quartos-de-final eliminou a Alemanha por 3-0 mas nas meias-finais perdeu frente à França por 2-1. Disputou o 3º lugar, vencendo a selecção doa Países Baixos por 2-1. Para o Euro 2000 a Croácia não conseguiu a qualificação terminando em 3º lugar no grupo de qualificação, atrás da Jugoslávia e da República da Irlanda.

Croatia's football team

Equipa da Croácia em 2014

A selecção croata passou invicta nas qualificações para a Taça do Mundo de 2002, contudo, não conseguiram ir longe na competição, ficando-se pela fase de grupos. Para o Euro 2004 a Croácia conseguiu a qualificação depois de vencer no play-off a Eslovênia por 2-1. Ficou na grupo B com a Inglaterra, Suíça e França. Com dois empates e um derrota a equipa croata ficou no 3º lugar do grupo sendo assim eliminada. Na Taça do Mundo de 2006 a Croácia perdeu o seu jogo de estreia frente ao Brasil e empatou 0-0 contra o Japão. Empatou frente a Austrália por 2-2 levando assim a selecção croata a terminar a sua aventura na grande competição. No Campeonato Europeu de Futebol em 2008 a Croácia conseguiu a qualificação e passou na fase de grupo no 1º lugar. Nos oitavos-de-final defrontou a Turquia por quem foi eliminado nos pênaltis. Na Taça do Mundo de 2010 a Croácia não conseguiu bons resultados na fase de qualificação, sendo eliminado da competição.

No Euro 2012 conseguiu alcançar passar na qualificação, terminando no 2º lugar. Na fase de grupos ficou com a Irlanda, Itália e Espanha. O primeiro jogo frente à Irlanda, a Croácia saiu vencedora por 3-1. Empatou 1-1 contra a Itália e perdeu frente à Espanha. Contudo, e apesar dos bons resultados, a Croácia não conseguiu seguir na competição porque a Itália venceu a Irlanda. No Campeonato no Mundo de 2014 a Croácia conseguiu chegar à fase de grupos, com o Brasil, México e Camarões. No jogo de abertura frente ao Brasil, perdeu por 3-1. No segunda jogo venceu os Camarões por 0-4 mas ao perder com o México por 1-3 eliminou a Croácia da competição, ficando no 3º lugar do grupo.