Sugerir atualização
Tem mais informação sobre CRAC?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O CRAC, Clube Recreativo e Atlético Catalano é um clube de futebol da cidade de Catalão no interior do estado de Goiás. Iniciando-se a competir apenas nas competições locais, o CRAC demorou alguns anos a chegar às principais divisões estatais, mas quando o fez, fê-lo de forma invicta, surpreendendo tudo e todos, vencendo a Segunda Divisão do Campeonato Goiano em 1965.

Depois disto o CRAC passou pela sua melhor fase ao conquistar o Campeonato Goiano após uma época a competir neste. Foi então em 1967 que o CRAC atingiu o seu auge nos campeonatos estatais. O clube voltou a estar muito perto do título de campeão de Goiás em 1969 quando foi 2º classificado. Depois disto a equipa de Catalão foi despromovida em 1970, voltando à elite estatal apenas 11 anos depois, em 1981, no entanto sem a intensidade da primeira subida, visto que seriam novamente relegados para a Segunda Divisão Goiana em 1982.

Nova subida voltaria a acontecer em 1986 com o segundo lugar na Segunda Divisão, mas no entanto o CRAC não se conseguiu reafirmar na principal divisão de futebol de Goiás, sendo relegado logo após a primeira temporada. Durante mais 5 temporadas o CRAC disputou a segunda divisão de Goiás, voltando a disputar o Campeonato Goiano na época de 1983. Apesar de esta ter sido mais uma participação mal conseguida do CRAC no principal escalão de futebol brasileiro e de ter mesmo terminado em zona de descida, o clube foi salvo da despromoção, mantendo assim o seu lugar por entre os grandes de Goiás. O clube aproveitou então a segunda oportunidade e voltou a dar frutos no Campeonato Goiano ao atingir a final da prova em 1997, sendo no entanto derrotado pelo Goiás na partida final. Depois de mais uma boa exibição, o CRAC voltou a perder o seu ímpeto caindo novamente para a segunda divisão em 1999.

O primeiro título do novo século acontece em 2001 com a conquista de mais uma segunda divisão do Campeonato Goiano que impulsiona novamente a equipa para o principal escalão de futebol estatal, ainda assim por pouco tempo, visto que o clube desce novamente para a divisão secundária logo no ano seguinte para repetir a conquista logo na temporada de regresso à segunda divisão em 2003. Mais uma vez o CRAC é promovido e, quando ninguém esperava a equipa voltou a surpreender Goiás e venceu pela segunda vez na sua história o Campeonato Goiano, tornando-se assim no clube de Catalão com mais títulos estatais.

Desde então que o CRAC se manteve afastado dos lugares cimeiros do Campeonato Goiano, intercalando entre as séries C e D do campeonato nacional, tendo as últimas classificações dignas de registo no campeonato estatal acontecido nos anos de 2009 e 2012 com o 4º e 3º lugar, respectivamente.