Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Costa do Marfim?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação Marfinense de Futebol nasceu em 1960, enquanto o país estava num processo de independência da França. O primeiro jogo da Costa do Marfim foi a 13 de Abril de 1960 na competição de Jogos Desportivos da Comunidade Francesa. Em 1961 a Federação tornou-se membro da CAF, confederação de Futebol Africano e filiou-se à FIFA em 1964. Durante os anos 70 e 80 a selecção da Costa do Marfim não conseguiu fazer boas prestações nem qualificar-se para nenhum campeonato internacional. Foram anos decepcionantes, sem qualquer glória e muito difíceis para o país.

costamarfim

Selecção da Costa do Marfim em 2014

Um dos grandes triunfo da selecção da Costa do Marfim aconteceu só em 1992 no Campeonato da Nações Africanas. Ficou no Grupo C com o Congo e a Argélia, conseguindo terminar no óptimo 1º lugar do grupo e seguir em frente na competição. Nos quartos de final venceu por 1-0 a Zâmbia e nas meias-finais defrontou os Camarões, vencendo por 3-1 nas grandes penalidades. Na grande final a Costa do Marfim venceu o Gana, sagrando-lhe o Campeão da Nações Africanas.

A Selecção Marfinense conseguiu a qualificação para o Campeonato do Mundo em 2005. Ficou no Grupo C com a Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro. Não conseguiu melhor que o 3º lugar do grupo sendo assim eliminada da competição. No Mundial de 2010 a Costa do Marfim conseguiu novamente a qualificação e ficou no grupo G com o Brasil, Portugal e Coreia do Norte. Empatou a zero frente a Portugal, perdeu 3-1 contra o Brasil e venceu 3-0 à Coreia do Norte. Feitas as contas conseguiu apenas 4 pontos sendo assim eliminada novamente da competição na fase de grupos.

No Mundial de 2014 realizado no Brasil a Costa do Marfim conseguiu uma vez mais a qualificação e ficou no Grupo C com a Grécia, Colômbia e Japão. Venceu este último por 3-1, perdei 2-1 frente à Colômbia e perdeu novamente 2-1 contra a Grécia. Desta forma, conseguiu apenas três ponto, ficando no terceiro lugar e sendo assim eliminada da competição.