Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Coreia do Sul ?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol da Coreia do Sul nasceu a 1928 com o intuito de integrar e desenvolver o futebol no país. No entanto, por motivo políticos, esta associação esteve alguns anos dissolvida. Foi reativada em 1948, depois de estabelecida a República da Coreia, filiam-se também à FIFA. Em 1948 a selecção da Coreia faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres. Em 1954 juntou-se à Confederação Asiática de Futebol. A Coreia do Sul participou pela primeira vez na Taça do Mundo em 1954, ficando no grupo 2 com a Hungria, Alemanha e Turquia. Não conseguiu vencer nenhum jogo, terminando assim, no último lugar do grupo e sendo por isso eliminada da competição. Passados vários anos, a selecção coreana conseguiu novamente qualificar-se para o Mundial, em 1986, realizado no México. Integraram o grupo A com a Argentina, Itália e Bulgária. Perdeu 3-1 contra a equipa argentina, empatou 1-1 frente à Bulgária e perdeu 3-2 contra a Itália. Sem conseguir uma vez mais vencer um único jogo, terminou no último lugar e foi assim eliminada do Mundial.

coreia do sulPara o Mundial de 1990 a Coreia do Sul não conseguiu a qualificação. Tal só aconteceu para o Campeonato do Mundo de 1994, ficando no grupo C com a Alemanha, Espanha e Bolívia. Empatou 2-2 contra a Espanha, sendo um resultado histórico, empatou 0-0 contra a Bolívia e perdeu 3-2 contra a Alemanha. Feitas as contas, conseguiu somar dois pontos, ficando no 3º lugar do grupo. Desta forma, a selecção coreana foi eliminada da competição, contudo, os resultados foram melhores que os obtidos anteriormente. A Coreia do Sul conseguiu uma vez mais qualificar-se com um óptimo desempenho para o Mundial de 1998. No entanto, a competição em si não correu da melhor forma. Ficou no Grupo E com a Holanda, México e Bélgica. Perdeu 1-3 frente ao México, perdeu 5-0 contra a Holanda e empatou 1-1 contra a Bélgica. Conseguindo apenas um ponto a equipa coreana ficou no último lugar do grupo não conseguindo seguir em frente na competição.

Em 2002 a Coreia do Sul conseguiu o melhor resultado de sempre no Campeonato do Mundo de Futebol. Competiu no Grupo D com os Estados Unidos, Portugal e Polónia. Derrotou esta última por 2-0, empatou 1-1 contra os Estados Unidos e venceu Portugal por 1-0. Assim sendo, com boas exibições a selecção da Coreia do Sul, terminou no 1º lugar lugar do grupo com sete pontos, seguindo assim para os oitavos-de-final. Nesta fase a Coreia do Sul conseguiu vencer a Itália por 2-1 já nos prolongamentos e nos quartos-de-final derrotou a Espanha por 5-3 nas grandes penalidades. Na meias finais, não conseguiu ser superior à Alemanha, saindo esta vencedora por 1-0. Ainda assim, a Coreia disputou o 3º lugar do Mundial, contra a Turquia, mas perder por 3-2. Foi uma grande prestação da Coreia do Sul no campeonato do Mundo, ficando assim no 4º lugar da competição.

No Campeonato do Mundo de 2006 a Coreia do Sul conseguiu novamente a qualifica-se mas não passou da fase de grupos ao terminar no 3º lugar do Grupo G. Passados quatro anos, a selecção coreana voltou a participar no Mundial da África do Sul, conseguindo alcançar o 2º lugar do grupo B e assim seguir para os oitavos-de-final. Nesta fase, enfrentou o Uruguai, jogo em que saiu este último vencedor por 2-1 e eliminou a Coreia do Sul da competição. No Mundial de 2014, realizado no Brasil, a Selecção coreana ficou no Grupo H com a Bélgica, Argélia e Rússia. Perdeu frente a Bélgica e contra a Argélia mas conseguiu empatar por 1-1 frente à Rússia. Conseguindo apenas um ponto, terminou no último lugar do grupo sendo por isso eliminada da competição.