Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Córdoba?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Nuevo Arcángel
Nuevo Arcángel
  • País: Espanha
  • Cidade: Córdoba
  • Capacidade: 21.822

Ver ficha

O Córdoba Clube de Futebol nasceu da várias fusões de clubes espanhóis. O seu antecessor directo é o Real Club Desportivo Córdoba, fundado em 1928, pela fusão de dois outros clubes, o Córdoba Royal Sporting Clube e o Sociedade Esportiva Eletromecânicos. Originalmente era denominado por Córdoba Football Racing, mas devido à legislação de 1940, proibindo os estrangeirismos nos nomes dos clubes, passou então a chamar-se de Clubes Desportivo Córdoba. Quatro anos depois ele recebeu o título de Real, contudo em 31 de Julho de 1954, o clube foi dissolvido devido a dívidas acumuladas. Na cidade existia um outro clube, o Club Desportivo San Álvaro, fundado em 1951 que desapareceu também em 1954, ano este que foi criado o então Córdoba CF que ocupou os seus direitos para o substituir na terceira divisão.

Córdoba

Equipa do Córdoba em 1961 quando alcançaram pela primeira vez a 1ª divisão.

Na temporada de 1955-1956, o Córdoba terminou em 1º lugar na classificação, subindo assim à segunda divisão. Permaneceu nesta durante seis anos, com alguns resultados menos bons mas outros bastante animadores. No início dos anos 60, alcançou o primeiro lugar na segunda divisão, subindo pela primeira vez à primeira divisão. A sua estreia em 1962-1963 foi bastante boa, tendo em conta que, era um recém-chegado a esse nível de competição. O Córdoba jogou praticamente sempre na primeira divisão, durante os anos 60, sendo o seu melhor resultado um 5º lugar na temporada 1964-1965. Na temporada de 1969-1970, o Córdoba, depois de terminar no 16º lugar na época passada, voltou a descer à segunda divisão.

Nos anos 70, o Córdoba jogou sempre na segunda divisão, excepto na temporada de 1971-1972 que jogou na primeira divisão, terminando em 17º lugar, voltando assim a descer à segunda divisão. Contudo e tendo em conta a história do clubes, estes foram uns bons anos da sua história, que apesar de não ser gloriosa, conseguiu manter-se entre a primeira e a segunda divisão. O pior e mais negro tempo estava para vir. Desde os finais dos anos 70 que o Córdoba desceu à segunda divisão B, e nesta marcou presença durante vários anos.

Na temporada de 1981-1982 e 1982-1983 ainda conseguiu jogar na segunda divisão, no entanto, as suas prestações estavam a ser cada vez piores. Na temporada seguinte, desceu para a segunda divisão B e ainda pior que isto, na temporada 1984-1985 jogou na terceira divisão. Depois desta, manteve-se na segunda divisão B durante 14 anos da sua história. Apesar de em algumas temporadas chegar ao topo da classificação da segunda divisão B, nunca conseguiu durante estes anos subir à segunda divisão.

Na temporada de 1998-1999 conseguiu terminar o campeonato em 3º lugar da segunda divisão B e alcançou então, a tão desejada segunda divisão. O Córdoba manteve-se na segunda divisão durante seis anos, mas sempre no fundo da tabela, sendo o seus melhor resultado um 12º lugar nas temporadas 1999-2000 e 2000-2001. Em 2004-2005 o Córdoba começou a temporada com pouco investimento em transferências. Só no mercado de inverno é que contratou alguns jogadores, o que levou a um melhoramento do seu futebol, obtendo até bons resultados. No entanto, os reforços, chegaram tarde demais e não conseguiram adiar a descida à segunda divisão B, mais uma vez. Na temporada de 2006-2007, terminou em 4º lugar na segunda divisão B, voltando assim, a subir à segunda divisão.

A sua volta à segunda divisão começou com vários reforços, novos jogadores e também com um novo treinador, o internacional Franciso Jémez. Contudo, este foi demitido a 31 de Março de 2008, assumindo então o José Gonzalez Cadiz as rédeas do clube. A temporada de 2007-2008, foi bastante complicada para o Córdoba, que esteve muito perto de voltar a descer à segunda divisão B. No entanto, com muito esforço o clube conseguiu a permanência na segunda divisão, terminando o campeonato em 18º lugar. Na temporada seguinte, também não foi nada fácil para o Córdoba, tendo novamente lutado bastante para se manter na segunda divisão. Começou muito mal a temporada, contudo, deu um salto matemático, conseguindo terminar em 13º lugar.

Córdoba1

Equipa do Córdoba na temporada 2013-2014.

O Córdoba FC tem, desde então, conseguido manter-se na segunda divisão, apesar de todas as dificuldade que atravessou. O sonho da primeira divisão, surgiu então na temporada de 2011-2012, terminando o campeonato em 6º lugar, e assim, tendo acesso aos playoff para a subida à primeira divisão. Foi eliminado logo na primeira ronda pelo Real Valladolid CF, depois de empatar no primeiro jogo e perder 3-0 no segundo jogo. Apesar se não ter passado, foi um bom marco para a história do clube. Na temporada de 2012-2013, o Córdoba terminou na 14ª posição, sendo que, chegou a estar em 7º lugar mas depois de umas exibições desastrosas, caiu na classificação. A sua participação na Taça do Rei, também não foi a melhor, pois apesar de passar na primeira ronda, foi eliminado pelo Barcelona por 2-0 em Arcanjo e 5-0 no Camp Nou.

Na temporada de 2013-2014 o clube não conseguiu alcançar os primeiros lugares na tabela para ter acesso directo à primeira divisão. Terminou a temporada no 7º lugar, tendo que ir a playoff. Primeiro jogou contra o Real Murcia, jogo que ficou empatado na primeira mão, mas ganhou por 2-1 na segunda mão. Na última fase do playoff, enfrentou o UD Las Palmas e depois de dois empates o Córdoba garantiu a subida história à primeira divisão espanhola. Depois de 42 anos a jogar na segunda divisão e na segunda divisão B, o Córdoba alcança a 22 de Julho de 2014 o seu maior sonho – a primeira divisão.