Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Colón?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

O Club Atlético Colón foi fundado no dia 5 do mês 5 (Maio) de 1905 por um grupo de jovens argentinos que se basearam nos estudos de um deles a cerca de Cristóvão Colombo (em espanhol Cristóbal Colón) para escolher o nome da equipa. O clube começou por disputar o cameponato regional de Santa Fé, conquistando o primeiro título deste em 1913. Até 1947 o clube disputou esta competição, sagrando-se vencedor por mais 14 vezes.

Em 1947 o Colón inaugurou o estádio General Estanislao López, nomeado até 1955 de Eva Péron em homenagem à presidenta argentina. Também no ano de inauguração do novo reduto o Colón filiou-se à Associação de Futebol Argentina passando assim a poder disputar competições federadas. O Colón começou a sua era profissional a participar na liga B argentina, onde se manteve até 1959 quando foi despromovido para a Divisão C.

Após 5 anos a disputar a divisão C, em 1964 o Colón consegue finalmente a promoção à primeira B onde se iria manter por dois anos até  1966, quando ao conquistar o título de campeão da Divisão B consegue pela primeira vez a ascensão à Primeira Divisão Argentina. Durante 15 anos o clube conseguiu a manutenção, mas em 1981 a sorte mudou e o Colón foi despromovido para a Divisão B.

colon santa fe 2013

Equipa do Colón na temporada 2013/14

Durante os próximos 14 anos o Colón iria estar por diversas vezes perto da promoção, mas esta só aconteceu em 1995 ao vencer os play-offs de qualificação. Em 1997 o clube iria conquistar a sua melhor classificação no campeonato, o 2º lugar, seguindo de uma vitória frente ao Independiente que lhes valeu a qualificação para a Taça Libertadores da América. Na estreia do clube nesta competição a equipa atingiu os quartos de final, onde foram eliminados pelo River-Plate com um agregado de 5-2.

No seguimento das boas prestações o Colón continou a classificar-se na metade superior da tabela, o que em 2003 lhes valeu a presença na fase de qualificação para a Taça Sudamericana onde foram eliminados pelos vice-campeões da prova, no segundo jogo da fase de qualificação argentina depois de terem afastado o Veléz.

A nível nacional a equipa foi alcançando todos os anos a metade superior da tabela classificativa até 2008, quando se livraram por pouco de disputar os play-offs de despromoção, ao classificarem-se no 16º posto. No ano seguinte os jogadores voltaram a mostrar o seu valor e o Colón alcançou o último lugar do pódio, sendo esta a úlima classificação relevante da equipa de Santa Fé.