Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Colômbia?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Selecção da Colômbia é representada e organizada pela Federação de Futebol da Colômbia filiada na Confederação de Futebol da América do Sul e na FIFA, sendo que participa nas competições organizadas por estas entidades. O primeiro jogo realizado pela Colômbia foi no dia 10 de Fevereiro de 1938 na Cidade do Panamá contra o México. A sua primeira participação num campeonato como selecção, foi em 1945 no Campeonato Sul-Americano. Os resultado não foram os melhores, a Colômbia só conseguiu vencer frente ao Equador e à Bolívia, dando-lhe assim o 5º lugar na competição. Foi uma participação muito importante para o país, já que na altura ainda não existia campeonato nacional na Colômbia, nem jogadores profissionais.

coombia 2001

Festejos da equipa colombiana ao vencer a Copa América em 2001

A geração de ouro da selecção colombiana chegou a partir de meados dos anos 80, formando um grupo que colocou o país a jogar a nível internacional. Na Taça do Mundo de 1990 a equipa colombiana conseguiu a qualificação e ficou no grupo D com a Iugoslávia, Alemanha e Emirados Árabes Unidos. Ficou no terceiro lugar do grupo, conseguindo assim seguir na competição. Nos oitavos-de-final jogou frente aos Camarões, perdeu 2-1 no tempo de prolongamento, sendo eliminada da competição. No Mundial de 1994 a Colômbia conseguiu uma vez mais a qualificação, mas a sua prestação não foi a melhor. Integrou o grupo A com a Roménia, Suíça e Estados Unidos. Venceu apenas um jogo, frente à Suíça por 2-0. Ficando assim no último lugar do grupo, foi eliminada. Passados quatro anos, a selecção voltou a qualificar-se para o Mundial, ficando no Grupo G com a Inglaterra, Roménia e Tunísia. Perdeu 1-0 contra a Roménia, venceu 1-0 frente à Tunísia e perdeu 2-0 contra a Inglaterra. Feitas as contas, a Colômbia só conseguiu três ponto, ficando no 3º lugar do grupo ditando assim a sua saída da competição.

colombia 2014

Equipa do Colômbia no Mundial de 2014

Na Copa América 2001 a Colômbia ficou no Grupo A com o Chile, o Equador e a Venezuela. Derrotou esta última por 2-0, venceu 1-0 contra o Equador e 2-0 contra o Chile. Desta forma, terminou no 1º lugar do grupo, seguindo em frente na competição. Nos quartos-de-final derrotou o Perú por 3-0 e nas meias finais venceu as Honduras por 2-0. Na grande final, a Colômbia venceu o México por 1-0 sagrando-se campeão da Copa América. Passados vários anos sem conseguir qualificar-se e fazer boas prestações, a Colômbia fez uma grande exibição na qualificação para o Mundial de 2014. Integrando o Grupo C a Colômbia jogou contra a Grécia, Costa do Marfim e o Japão. Derrotou a Grécia por 3-0, venceu a Costa do Marfim por 1-2 e venceu o Japão por 4-1. No fim das contas, a selecção colombiana passou em 1º lugar no seu grupo. Nos oitavos-de-final, eliminou o Uruguai por 2-1. Nos quartos-de-final, defrontou o Brasil, saindo este vencedor por 2-1 e assim eliminou a Colômbia da competição.