Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Clermont Foot 63?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Gabriel Montpied
Gabriel Montpied
  • País: França
  • Cidade: Clermont-Ferran...
  • Capacidade: 11.980

Ver ficha

Em 1990 foi fundado o Clermont Foot por Alain Dalan e o Yves Quinty que rapidamente se passou a chamar Clermont Foot Auvergne. O clube começou a jogar na divisão de honra, com o objectivo de entrar no mundo do futebol profissional. Passados treze anos, o clube conseguiu subir para a Ligue 2, sendo uma óptima ascensão e repleta de participações na Taça de França. Em 1993 o clube conseguiu vencer a divisão de honra subindo assim para o campeonato nacional 3. Na temporada 1993-1994 conseguiu a promoção o campeonato nacional 2, onde o clube permaneceu cinco anos. Na temporada 1998-1999 o clube foi campeão da França no campeonato de futebol amador. Na temporada seguinte a jogar no campeonato nacional, terminou no 7º lugar.

Em 2000-2001 terminou a temporada em 4º lugar, ficando muito perto de subir de divisão. Na temporada seguinte, e depois de três anos a jogar no campeonato nacional, o Clermont é campeão nacional, garantindo assim a subida para a segunda divisão. Na temporada 2002-2003 a jogar então na Ligue 2, consegue alcançar o 14º lugar, que não sendo um dos melhores resultado, o clube conseguiu a manutenção. Na temporada seguinte, o clube apresentou-se muito mais forte, conseguindo chegar ao topo da tabela classificativa no meio da temporada. No entanto, na outra metade o clube entrou em colapso, levando à demissão de Hubert Velud. Sob o comando de Olivier Chavanon o Clermont conseguiu terminar o campeonato novamente no 14º lugar.

clermont foot 63 2011-2012

Equipa do Clermont Foot 63 na temporada 2011-2012

Na temporada 2005-2006 o clube não conseguiu melhor que o 18º lugar na Ligue 2, descendo assim para o campeonato nacional. Na temporada seguinte, o clube entrou com toda a força, lutando pela subida de divisão. No fim da temporada, foi então recompensado, subindo novamente para a Ligue 2. Em 2008-2009 o clube pretendeu estabilizar desportivamente e administrativamente. No entanto, foi eliminado da Taça de França, por um clube praticamente desconhecido, e no campeonato não conseguiu bons resultado, terminando no 12º lugar. Em 2009-2010, já com um novo treinador, Michel Der Zakarian, o clube consegue alcançar o 6º lugar. No play-off de subida para a Ligue 1, o Clermont perdeu contra AC Arles-Avignon por 1-0, mantendo-se assim na Ligue 2. Na temporada 2010-2011 o clube conseguiu fazer uma boa prestação, contudo, não foi ainda suficiente para subir de divisão. Nas cinco temporada seguintes o clube conseguiu manter-se no top 7, conseguindo assim estabilizar apesar de ser dos clube com um dos orçamentos mais baixos da Ligue 2.

A partir de Agosto de 2012, e apesar de estar na Ligue 2 à várias temporadas, o clube começa a decair, tentando o treinador levantar o ânimo dos jogadores, sob penas de ser despedido. Apesar do início de temporada desastroso, o clube consegue entrar na linha e começou a vencer jogos. Depois de seis partidas sem perder, o Clermont consegue sair da área de descida de divisão e conquistar o meio da tabela classificativa. Em Julho de 2013 o clube alterou o seu nome para Clermont Foot 63. Na temporada 2013-2014 os resultado não foram os melhores, contudo o clube conseguiu a manutenção ao terminar no 14º lugar. Para a temporada seguinte, o clube anunciou um novo treinador, desta vez, e pela primeira vez na história do futebol francês, o clube contratou uma treinadora de nacionalidade portuguesa, Helena Costa. Passado uns meses Helena Costa renunciou o seu lugar afirmando que não conseguiria cumprir os seus compromissos, contudo, de acordo com o presidente, a sua saída não teve qualquer explicação racional.