Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Chipre?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Associação de Futebol do Chipre nasceu em Setembro de 1934 mas apenas se tornou membro da FIFA em 1948 e membro da UEFA em 1962. O primeiro jogo da equipa Cipriana foi no dia 23 de Julho de 1949 contra Maccabi Tel-Aviv terminando com um empate de 3-3. Passado uma semana a equipa realizou o seu primeiro jogo internacional oficial, contra Israel perdendo o Chipre por 3-1.

Em 1960 o Chipre conseguiu a independência do domínio britânico e o seu primeiro jogo depois deste grande acontecimento foi novamente contra Israel para a qualificação da Taça do Mundo de 1962. O jogo terminou empatado a uma bola. A primeira vitória internacional da selecção do Chipre foi frente à Grécia a 27 de Novembro de 1963, um jogo amigável, que terminou 3-1. No ano 1968 o Chipre conseguiu mais uma vitória internacional, ao bater a Suíça por 2-1 num jogo de qualificação para o Campeonato Europeu.

Equipa do Chipre em 2012 num jogo na Bulgária

A selecção nacional do Chipre conseguiu em 1974 uma das vitórias mais históricas e mais famosas, ao vencer a Irlanda do Norte por 1-0 em Nicósia. A 12 de Fevereiro de 1983 a jogar para a qualificação do Euro de 1984, o Chipre alcança mais um resultado histórico ao empatar a uma bola contra a grande Itália. Passados quatro anos, o Chipre conseguiu o primeiro ponto num jogo fora de casa, contra a Polónia. Em 1989 empataram 1-1 conta a França na a qualificação para a Taça do Mundo. Apesar de não ter conseguido até a data chegar a nenhuma fase final das grandes competições, a verdade é que a equipa do Chipre tem ao longo dos anos conseguido obter grande resultados contra as grandes equipas do mundo.

Com o passar dos anos, os resultados nas participações da equipa nas competições internacionais, melhoraram consideravelmente. Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 1996, o Chipre empatou 1-1 contra a Dinamarca. Passados quatro anos para o Euro do ano 2000, o selecção Cipriana não conseguiu passar às fase final por apenas um ponto. Depois de vencer frente a Espanha e Israel, apenas a derrota por 4–0 frente ao San Marino, ditou que o Chipre ficasse com apenas 12 pontos, um ponto atrás de Israel e por isso não conseguiu qualificar para o Europeu. Nos anos seguintes o Chipre continuou a lutar por um lugar na fase final, quer nos Campeonatos do Mundo quer nos Europeus. Contudo, nunca conseguiu chegar tão longe e alcançar o seu grande objectivo. Apesar de tudo, tem conseguido alcançar alguns bons resultados, algumas surpresas, que se tornam verdadeiras vitórias gloriosas.