Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Chile?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Seleção de futebol do Chile é uma das mais antigas equipas nacionais do mundo. Disputou o seu primeiro oficial a 27 de Maio de 1910 contra a Argentina. A sua organização e manutenção está a cargo da Federação de Futebol doChile que é filiada à FIFA desde 1913 e foi um dos membro fundadores da Confederação de Futebol da América do Sul em 1916. Na Taça do Mundo de 1930 ficou no Grupo 1 com a Argentina, França e México. Venceu o México e a França mas perdeu contra a Argentina por 3-1. Ficou no 2º lugar do grupo sendo assim eliminado. Passados 20 anos o Chile voltou à Taça do Mundo realizada no Brasil. Jogou contra a Espanha, Inglaterra e os Estados Unidos. A selecção do Chile terminou a fase de grupos no terceiro lugar, sendo assim eliminada da competição.

chile 2014

Equipa do Chile no Mundial 2014 no Brasil

Na Taça do Mundo de 1962 o Chile conseguiu a qualificação e ficou no Grupo 2 com a Alemanha, a Itália e a Suíça. Alcançou o 2º lugar no grupo o que permitiu à selecção chilena avançar na competição. Nos quartos-de-final venceu a União Soviética por 2-1 e perdeu nas meias-finais contra o Brasil por 2-4. A disputar o 3º lugar, o Chile defrontou Iugoslávia vencendo por 1-0. A Selecção do Chile conseguiu novamente a qualificação para o Mundial de 1966, contudo as prestações na fase de grupos foi muito fraca. Perdeu contra a Itália e a União Soviética e empatou contra a Coreia do Sul. No fim das contas, a equipa chilena conseguiu apenas um ponto, ficando no último lugar do grupo e senod assim eliminado.

A Taça do Mundo de 1974 aconteceu na Alemanha e a equipa chilena ficou no Grupo 1 com a Alemanha Oriental, a Alemanha Ocidental e a Austrália. Empatou dois jogos e perdeu o outro. Ficou assim no 3º lugar, sendo eliminada da competição. Em 1980 o Chile tinha uma excelente equipa com jogadores de grande qualidade. Conseguiu ser vice-campeã da Taça América em 1987 que se realizou na Argentina. Para a taça do Mundo de 1990 o Chile não conseguiu o apuramento e para o Mundial de 1994 ficou impedido de jogar na fase de qualificação, devido a um desrespeito do regulamento, sendo por isso sancionado. O seu retorno a esta grande competição só aconteceu em 1998, ficando no Grupo B com a Itália, Camarões e Áustria. Os três jogos disputados pelo Chile terminaram sempre empatados. Ainda assim conseguiu o 2º lugar no grupo seguindo em frente na competição. Nos oitavos-de-final o Chile jogou frente ao Brasil, este que saiu vencedor por 4-1 e assim eliminou a equipa chilena.

No Campeonato do mundo de 2010 realizado na África do Sul, o Chile conseguiu a qualificação e integrou o Grupo H com a Honduras, Suíça e a Espanha. Venceu 1-0 contra as Honduras, derrotou a Suíça também por 1-0 e perdeu 1-2 contra a Espanha. Terminou no 2º lugar e assim alcançou os oitavos-de-final. Nesta fase, jogou frente ao Brasil, tal como em França em 1998, e perdeu por 3-0 sendo eliminada a selecção chilena. A Chile alcançou a qualificação para o Mundial de 2014 depois de vencer 2-1 frente à selecção do Equador, sob o comando de Jorge Sampaoli. A equipa chilena ficou no grupo B, com a Espanha, Holanda e a Austrália. Venceu esta última por 3-1, derrotou a Espanha por 0-2 e perdeu 2-0 contra a Holanda. No fim da contas, o selecção chilena conseguiu seis ponto ficando no 2º lugar no grupo e seguiu para os oitavos-de-final. Nesta fase voltou a encontrar o Brasil, jogo este muito disputado, terminando 0-0. Foi a grandes penalidade, saindo o Brasil vencedor por 3-2.