Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Chapecoense?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

Estádio Condá
Arena Condá
  • País: Brasil
  • Cidade: Santa Catarina
  • Capacidade: 22.600

Ver ficha

O Chapecoense nasceu em 1973 com o objectivo de reavivar o futebol na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina. A Associação Chapecoense de Futebol nasceu assim fruto de da união do Internacional Futebol Clube e do Atlético Clube Chapecó. Esta fusão foi bem vista por toda a população da cidade que esperaria assim poder ver um clube da sua terra a fazer frente aos grandes do estado e até mesmo do Brasil.

Com todo o apoio inicial recebido, foi sem surpresa que em 1977 o Chapecoense alcançou o seu primeiro título de campeão do Campeonato Catarinense. Logo no ano seguinte o Chapecoense está muito perto do bi-campeonato mas o Joinville apresentou-se em melhor forma e arrecadou o título. Ainda assim, o título conquistado em 1977 deu ao clube oportunidade para se estrear na Série A do Brasileirão de 1978, tendo ainda conseguido a manutenção neste ano para ser despromovido em 1979.

O Chapecoense voltaria a estar perto do título em 1991 mas o Criciúma, bi-campeão em título, não vacilou e alcançou mesmo o tri, relegando o clube de Chapecó para a 2ª posição. Este episódio volta a repetir-se em 1995, quando o Criciúma foi novamente campeão à frente do Chapecoense. No entanto, no ano seguinte os atletas de Chapecó apresentaram-se em grande forma e conquistaram mesmo o 2º título do Campeonato Catarinense.

Depois deste título o Chapecoense imergiu numa crise irremediável ficaria afastado dos lugares cimeiros da tabela por longa data, passando mesmo por um mau bocado na temporada de 2001 quando ficaram classificados na última posição do Campeonato Catarinense sendo obrigados a disputar uma liguilha para garantir a manutenção. Depois disto o clube iniciou em 2003 uma parceria com as empresas Kindermann e Mastervet passando assim a chamar-se Associação Chapecoense Kindermann/Mastervet até 2004, ano em que o clube regressa à independência com a totalidade das dívidas saldadas.

O Chapecoense competiu então em 2005 com uma direcção composta por empresários de Chapecó que tinham como objectivo conduzir a equipa de regresso às glórias. Depois de um início atribulado com um Campeonato Catarinense realizado aquém das expectativas o Chapecoense finalmente reentrou nos eixos e conquistou a Copa de Santa Catarina em 2006, seguindo do 3º campeonato estatal que aconteceu em 2007. Depois destas duas conquistas o Chapecoense manteve-se as suas classificações no topo do Campeonato Catarinense, voltando a ser 2º atrás do Avaí em 2009.

Depois de um ano de 2010 afastado do protagonismo, o Chapecoense conquistou o seu 4º título de campeão do Campeonato Catarinense em 2011, ganhando assim algum embalo para a promoção nacional que acontece em 2012 quando o clube atinge as final da Série C do Brasileirão ficando assim qualificado para disputar a Série B em 2012 onde se tem exibido em grande forma.