Sugerir atualização
Tem mais informação sobre Cazaquistão?

Sugira aqui uma actualização

Sugerir

A Federação Nacional de Futebol do Cazaquistão nasceu em 1914, contudo, devido às grandes guerras e à integração do país na União Soviética, a federação de futebol nunca teve realmente qualquer actividade durante vários anos. O país do Cazaquistão só conseguiu a independência da União Soviética no dia 16 de Dezembro de 1991. Desta forma, a sua equipa nacional separou-se na equipa nacional da União Soviética, formando assim uma nova equipa pronta para crescer no mundo do futebol. A Selecção Nacional do Cazaquistão, juntou-se assim à Central da Confederação Asiática de Futebol e da Federação Sul-Asiática de Futebol.

O primeiro jogo internacional da equipa do Cazaquistão foi a 1 de Junho de 1992 contra o Turcomenistão, conseguindo um vitória por 1-0. No entanto, o primeiro jogo da equipa numa competição oficial da FIFA, foi a 14 de Junho de 1996, na qualificação para a Taça da Ásia. A selecção do Cazaquistão participou na qualificação para a Taça do Mundo de 1998. O primeiro jogo da qualificação foi contra o Paquistão no dia 11 de Maio de 1997, saindo derrotado por 3-0. Nos jogos seguintes, a equipa cazaque não conseguiu alcançar bons resultados, não conseguindo assim passar da fase de qualificação.

cazaquistão

Equipa do Cazaquistão no jogo frente ao Oman onde venceu por 3-1

Em 2000 a selecção cazaque era considerada um das equipas promissoras devido ao desenvolvimento do futebol no país, contudo, encontrava-se na região da Ásia. Desta forma, começou a transição para a zona europeia da FIFA. A 25 de Abril de 2002 o Cazaquistão foi finalmente admitido na Liga da FIFA. Conectada a toda esta mudança, a selecção nacional do Cazaquistão não pode participar na Copa da Ásia nem no Campeonato Europeu de 2004.

Em Dezembro de 2002 o treinador russo Leonid Pakhomov passou a ser o treinado da equipa cazaque, sendo o primeiro selecionador estrangeiro que a equipa teve na sua história. Na qualificação para a Taça do Mundo de 2006, o Cazaquistão jogou pela primeira vez na zona euro, ficando no grupo da Ucrânia, Turquia, Dinamarca, Grécia, Albânia e Geórgia. Os Cazaques apenas conseguiram somar um ponto, ficando assim em último lugar do grupo, não conseguindo seguir em frente na competição.

Na qualificação para o Campeonato Europeu de 2008, o Cazaquistão ficou num grupo com equipa como a Polónia, Portugal, Arménia, Azerbaijão, Finlândia, Sérvia e Bélgica. Óbvio que não foram jogos fáceis já que eram grande equipas, no entanto, os cazaques ainda conseguiram vencer dois jogos, contra a Sérvia por 2-1 e contra a Arménia por 1-0. Apesar do grande esforço e dedicação da equipa cazaque, terminaram a fase de qualificação em sexto lugar não passando para a fase seguinte do europeu. Para o Europeu de 2012 o Cazaquistão não conseguiu uma vez mais a qualificação. Depois de quatro derrotas, o contrato com o treinador Bernd Storck não foi renovado e no início de 2011 o checo Miroslav Beranek passou então a ser o treinador da equipa cazaque. O primeiro jogo sob o seu comando, o equipa cazaque conseguiu alcançar um empate a uma bola contra a Bielorrússia. No entanto, no dia 3 de Junho o Cazaquistão acabou por ser derrotado pelo Azerbaijão por 2-1 mas na segunda mão conseguiu vencer por 2-3. Ainda assim, o Cazaquistão não conseguiu seguir em frente e jogar na fase final do Euro 2012.